Links de Acesso

Angola anuncia ajuda humanitária de 10 milhões de dólares à República Centro Africana


Catherine Samba-Panza
Catherine Samba-Panza

Catherine Samba-Panza, que foi recebida pelo Presidente angolano José Eduardo dos Santos disse que a situação de segurança no seu país é preocupante.

O Governo de Angola anunciou uma doação de 10 milhões de dólares à República Centro Africana (RCA) para ajuda humanitária e apoio às novas autoridades de Bangui.

O anúncio foi feito por Joaquim Espírito Santo, director para África, Médio Oriente e Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores de Angola, no final da visita oficial de 48 horas da Presidente interina da RCA, Catherine Samba-Panza.

Durante a visita, os dois países assinaram ainda um Memorando de Entendimento e um protocolo sobre o Programa Indicativo de Cooperação bilateral.

Catherine Samba-Panza, que foi recebida ao final da manhã pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, disse à imprensa que a situação de segurança no seu país é "preocupante".

"A situação de segurança é preocupante, com muitas violações dos direitos humanos, a situação humanitária é dramática, devido à falta de segurança", disse.

Segundo Samba-Panza, "ainda há muito por fazer, mas já se nota uma evolução”, explicou Samba-Panza, reiterando que não se pode resolver num mês os problemas que persistem há mais de 20 anos.

Angola e a República Centro Africana integram a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sendo que nesta última, a presidência rotativa da organização é ocupada desde Janeiro passado por Angola.
XS
SM
MD
LG