Links de Acesso

"Os 15" nomeados ao prémio internacional de Liberdade de Expressão


Freedom of Expression
Freedom of Expression

Index on Censorship colocou os activistas angolanos na lista anunciada esta semana

A Index on Censorship nomeou os 15 activistas presos em Angola ao prémio Freedom of Expression (Liberdade de Expressão), na categoria Campanha.

Os 15 activistas presos, dentre os quais a organização destaca Luaty Beirão e Sedrick de Carvalho, constam de uma lista de 19 nomeados.

Referenciados no website como The Angolan 15, os activistas estão entre outros defensores de direitos humanos como Justice4Morocco, os bloguistas Global Voices ou Courage Foundation.

Entre os critérios de selecção, a organização escolhe qualquer grupo ou pessoa envolvido na identificação e bloqueio a ameaças à liberdade de expressão quer seja através do jornalismo, usando as artes ou ferramentas digitais.

Segundo o site, os juízes procuram por coragem, criatividade e resiliência, cujo impacto tenha sido reconhecido nos últimos 12 meses.

A Index on Censorship tem sede em Londres, no Reino Unido e a gala de entrega de prémios será a 13 de Abril do próximo ano. No ano passado, Rafael Marques foi um dos galardoados na categoria de Jornalismo.

Em Janeiro, a lista dividida em quatro categorias, Jornalismo, Artes, Activismo Digital e Campanha, deverá ser encurtada.

XS
SM
MD
LG