Links de Acesso

Contestação de Suzana Inglês reacende polémica eleitoral


Suzana Inglês, presidente da comissão eleitoral angolana
Suzana Inglês, presidente da comissão eleitoral angolana

Três líderes parlamentares dos partidos que contestam a nomeação da actual presidente da Comissão Nacional Eleitoral entregaram ao Tribunal Supremo um pedido de suspensão da nomeação

Alguns partidos políticos angolanos são acusados de estar a proceder à recolha dos dados dos cartões de eleitores. Este assunto tem agitado alguns sectores da sociedade civil e políticos.

Recorda-se que os três líderes parlamentares dos partidos que contestam a nomeação da actual presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente entregaram ao Tribunal Supremo um pedido de suspensão do acto de nomeação.

Há cerca de uma semana a UNITA o PRS e a FNLA já haviam anunciado, em conferência de imprensa, que iriam recorrer da decisão de nomeação de Suzana Inglês para a presidência da CNE, pelo CSMJ, e admitiram que podiam boicotar as eleições gerais, previstas para este ano, caso o acto não fosse corrigido.

Antes disso, os mesmos partidos tinham boicotado a cerimónia de posse, no parlamento, e impedido a integração dos seus membros.

Para comentar o facto, o repórter Arão Ndipa conversou com o activista cívico Minguito Zé e com o presidente do PADDA - Aliança Democrática, Alexandre Sebastião André.

XS
SM
MD
LG