Links de Acesso

Contestação de Suzana Inglês reacende polémica eleitoral

  • Arão Ndipa

Suzana Inglês, presidente da comissão eleitoral angolana

Suzana Inglês, presidente da comissão eleitoral angolana

Três líderes parlamentares dos partidos que contestam a nomeação da actual presidente da Comissão Nacional Eleitoral entregaram ao Tribunal Supremo um pedido de suspensão da nomeação

Alguns partidos políticos angolanos são acusados de estar a proceder à recolha dos dados dos cartões de eleitores. Este assunto tem agitado alguns sectores da sociedade civil e políticos.

Recorda-se que os três líderes parlamentares dos partidos que contestam a nomeação da actual presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente entregaram ao Tribunal Supremo um pedido de suspensão do acto de nomeação.

Há cerca de uma semana a UNITA o PRS e a FNLA já haviam anunciado, em conferência de imprensa, que iriam recorrer da decisão de nomeação de Suzana Inglês para a presidência da CNE, pelo CSMJ, e admitiram que podiam boicotar as eleições gerais, previstas para este ano, caso o acto não fosse corrigido.

Antes disso, os mesmos partidos tinham boicotado a cerimónia de posse, no parlamento, e impedido a integração dos seus membros.

Para comentar o facto, o repórter Arão Ndipa conversou com o activista cívico Minguito Zé e com o presidente do PADDA - Aliança Democrática, Alexandre Sebastião André.

XS
SM
MD
LG