Links de Acesso

Analistas duvidam que Santos terá adversários para a liderança do MPLA


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

Processo de candidatura está aberto.

O MPLA abriu o processo de candidaturas à presidência do partido que ocorrerá no congresso a acontecer de 17 a 20 de Agosto em Luanda.

Analistas, no entanto, duvidam que seja para valer o anúncio da abertura decandidaturas, quando se desconhece se José Eduardo dos Santos candidata-se ou não à liderança do partido.

Analistas duvidam que Santos terá adversários para a liderança do MPLA - 1:56
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:56 0:00
Faça o Download

O analista Makuta Nkondo considera o que o presidente do MPLA pretende distrair a opinião pública angolana.

Nkondo afirma que nenhum membro da actual direcção do MPLA tem a coragem para se assumir como concorrente de José Eduardo dos Santos porque, diz, “todos eles têm medo”.

O académico Nelson Pestana “ Bonavena” diz que José Eduardo dos Santos só será substituído se renunciar ao cargo e indicar as figuras que pode concorrer entre si para o substituir.

O analista afirma que a renúncia do Presidente do cargo que ocupa no partido não é para já.

“Ele precisa assegurar a sucessão que tem na cabeça”, concluiu.

O MPLA anunciou na sexta-feira, 15, a abertura de candidaturas para a substituição do presidente depois de Santos ter declarado que pretende abandonar a vida política activa em 2018, sem precisar se concorre ou não em Agosto.

A nota de imprensa referia que a apresentação da candidatura à Presidente do MPLA deve ser submetida à subcomissão de candidaturas, nos prazos previstos, e suportada por 2000 militantes, em pleno gozo dos seus direitos estatutários, sendo pelo menos 100 militantes inscritos em cada uma das províncias do país.

XS
SM
MD
LG