Links de Acesso

Analistas divididos quanto à presenca do presidente angolano na cimeira EUA/África

  • Redacção VOA

José Eduardo dos Santos num comício da campanha em Benguela (TPA)

José Eduardo dos Santos num comício da campanha em Benguela (TPA)

José Eduardo dos Santos prefere um encontro a dois com o seu homólogo americano Barack Obama.

Analistas em Luanda admitem que o Chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos poderá aceitar ou não o convite que o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez a 47 líderes de África para uma cimeira na Casa Branca a 5 e 6 de Agosto.


As razões apontadas para estas duas possibilidades têm a ver, primeiro, com o incidente que em Setembro de 2012 resultou na recusa, por parte da Casa Branca, de um pedido do ministro das Relações Exteriores George Chicoty a solicitar uma audiência com a entãosecretária de Estado Hilary Clinton, que teria lugar em Nova Iorque à margem da Assembleia Anual das Nações Unidas

Em segundo lugar, o facto de o Governo de Angola, na voz do seu ministro das Relações Exteriores ter, esta semana, colocado os Estados Unidos em segundo plano nas suas relações económicas, em 2014, a favor da China, India e Japão.

Para as fontes da Voz da América, José Eduardo dos Santos gostaria de manter um encontro, a dois, com o Presidente americano, para tratarem de questões bilaterais, uma vez que o seu país é o segundo parceiro económico africano dos Estados Unidos, a sul do Sahara, e cujo peso político e diplomático constitui hoje uma referência na região.

Santos poderá, deste modo, declinar o convite ou fazer-se representar a um nível inferior para evitar participar no que é descrito por observadores como sendo uma espécie de “audiência conjunta”.

Das opiniões registadas destacamos a do líder do Observatório Político e Social Fernando Pacheco que considera que o anunciado encontro com Presidente americano não é propriamente uma vitória diplomática para Angola.

Em sua opinião não é de se esperar grandes sucessos deste tipo de cimeiras.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG