Links de Acesso

Analista diz que governo angolano usa métodos coloniais para reprimir


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

Bloco Democrático diz por seu turno que autoridades têm feito tudo para impedir o direito constitucional dos cidadãos se manifestarem

O analista político Pedro Capracata considera que o Governo de Angola usa os mesmos métodos de repressão que as autoridades coloniais portuguesas adoptaram contra os nacionalistas angolanos. O também advogado afirmou que as reivindicações actuais dos jovens são as mesmas que os políticos no poder em Angola fizeram às autoridades coloniais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00
Faça o Download


O analista sustenta que a classe política actualmente no poder não têm qualquer experiência democrática de governação a não ser a que herdou do colonialismo assente na ditadura repressiva e intolerante.

Pedro Capracata entende que a alteração do actual modelo político é uma reivindicação legítima quando exigida sob formas pacíficas e constitucionalmente aceites.

Entretanto, o Bloco Democrático(BD) diz em comunicado que, de forma reincidente, as autoridades judiciais e do Ministério do Interior, a polícia e o partido governamental têm feito tudo para impedir o direito constitucional dos cidadãos se manifestarem, criminalizando simples direitos adquiridos e usando a força coerciva.

O BD acusa o partido no poder de lançar povo contra povo, ao realizar uma contra-manifestação.

Aquele partido político considera que o entendimento sobre o que é democracia está muito longe de ser consensual no país e que a prática das instituições em nada se assimila ao que está postulado na Lei e na Constituição.

O BD condenou as perseguições feitas a activistas e jornalistas bem como a agressão desmedida a pessoas que se deslocaram ao Largo Primeiro de Maio na passada semana.

XS
SM
MD
LG