Links de Acesso

Amnistia Inrternacional pede ao Brasil que reconsidere asilo a Snowden


A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje ao Governo brasileiro para que reconsidere a possibilidade de conceder asilo político ao ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana Edward Snowden.

O ex-espião americano escreveu uma "carta aberta aos brasileiros", divulgada na terça-feira pelo jornal Folha de São Paulo, em que anunciou a intenção de pedir asilo permanente ao Brasil depois da divulgação dos documentos da NSA que revelaram que os EUA espiaram as comunicações da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, de vários dos seus ministros e dirigentes da empresa pública petrolífera, Petrobras.

"O seu pedido de refugiado político deve ser considerado. (Snowden) tem o direito de procurar proteção internacional e também o Brasil tem a obrigação internacional de rever e decidir sobre o pedido", disse Atila Roque, director da Amnistia Internacional no Brasil, em comunicado.

O Governo do Brasil rejeitou na terça-feira a possibilidade de que a carta aberta de Edward Snowden possa ser considerada um pedido de asilo político, afirmaram fontes do Ministério de Relações Exteriores, citadas pela Agência Brasil.
XS
SM
MD
LG