Links de Acesso

Hillary Clinton tenta ignorar Bernie Sanders

  • Redacção VOA

Hillary Clinton e Bernie Sanders

Hillary Clinton e Bernie Sanders

Clinton recusa debater Sanders e vira atenções para Donald Trump

É uma ironia deste processo eleitoral americano, que quando se iniciaram as eleições primárias todos previam uma luta até ao fim nas primárias do Partido Republicano e uma coroação fácil de Hillary Clinton como candidata do Partido Democrata.

Mas no Partido Republicano, que iniciou a campanha com 17 candidatos, há agora um, Donald Trump, que parece agora estar a unificar o partido em torno da sua candidatura embora ainda com algumas reservas entre grandes figuras do partido.

Por outro lado, no Partido Democrático onde tudo se adivinhava sem problemas para Clinton, há agora um espinho com o nome de Bernie Sanders que venceu 18 das 42 primárias já realizadas e que se recusa a abandonar a corrida.

Não que a nomeação de Clinton esteja em dúvida mas a persistência de Sanders traz ao de cima as fraquezas de Hillary Clinton junto do eleitorado – mesmo Democrata – e o partido está agora preocupado com o que dizem as últimas sondagens que colocam Donald Trump empatado com Hillary Clinton a nível nacional.

Bernie Sanders

Bernie Sanders

A candidatura de Sanders está agora a causar divisões dentro do Partido Democrata, de tal modo que Sanders disse que se fosse o candidato escolhido pelo partido iria demitir a presidente do comité nacional do partido Debbie Wasserman, uma apoiante de Clinton.

Clinton recusou-se agora a participar num debate com Bernie Sanders antes das eleições primárias da Califórnia no próximo mês e assumindo – talvez correctamente – que será ela a candidata do seu partido começou já a ignorar Sanders e a abrir fogo sobre Donald Trump.

“Muitos republicanos eles próprios afirmam que Donald Trump é um desastre à espera de acontecer para a América”, disse Clinton num dos seus últimos comícios em que ignrou Sanders.

“Do pouco que sabemos da sua política económica sabemos que significa aumentar o déficit, começar guerras comerciais, deixar Wall Street actuar à vontade e tudo isso poderá causar outra crise, devastar as famílias trabalhadoras e o nosso país”, acrescentou.

Um porta-voz de Clinton confirmou a recusa desta em participar num debate com Sanders afirmando que a candidata “quer virar a sua tenção para a ameaça que seria uma presidência de Donald Trump”.

Hillary Clinton e Donald Trump

Hillary Clinton e Donald Trump

Trump por seu turno já começou a chamar a presumível candidata dos democratas “Mentirosa Clinton” sempre que a menciona.

É agora uma certeza quase absoluta que Trump e Clinton serão os candidatos à presidência e que essa campanha vai ser feia.

XS
SM
MD
LG