Links de Acesso

Aliança Renamo-MDM é uma possibilidade, dizem analistas moçambicanos

  • Ramos Miguel

A Renamo e o MDM não se falam, pelo menos publicamente, mas há quem considere que uma união entre os dois partidos é possível.

Analistas moçambicanos dizem que é possível que a Renamo e o MDM ponham de lado as suas divergências ideológicas e estabeleçam uma aliança, de modo a que as suas propostas de lei possam ter acolhimento no parlamento, onde a Frelimo terá a maioria, de acordo com os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro findo.

A Renamo e o MDM não se falam, pelo menos publicamente, mas há quem considere que uma união entre os dois partidos é possível, tanto mais que esta é uma das melhores formas de se fazerem ouvir no parlamento.

O analista Laurindos Macuacua diz ser possível uma aliança entre a Renamo e o MDM, porque têm um inimigo comum, que é a Frelimo, que durante as anteriores legislaturas fez tudo ao seu bel-prazer.

Raúl Domingos, presidente do Partido para a Paz, Desenvolvimento e Democracia, acredita mesmo que, tendo em conta as capacidades dos deputados da oposição, uma eventual união entre O MDM e a Renamo, pode reflectir-se na qualidade dos debates no Parlamento.

Referiu que há uma qualidade de debates que se espera seja traduzida na qualidade das propostas de lei e argumentos dos deputados da Assembleia da Republica da oposição.

Mas para o professor Américo Matsinhe, dadas as divergências ideológicas entre os dois partidos, pode ser difícil uma cooperação ao nível do parlamento.

Recorde-se que o MDM foi criado, há cinco anos, por Daviz Simango, após este ter sido expulso da Renamo.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG