Links de Acesso

Alemanha prepara programa de ajuda de regresso de migrantes a países de origem


Angela Merkel, primeira-ministro alemã

Angela Merkel, primeira-ministro alemã

Iniciativa terá a duração de três anos.

O Governo da Alemanha vai lançar um programa de 170 milhões de dólares durante três anos para ajudar os migrantes a regressarem aos seus países de origem, revelou o ministro do Desenvolvimento, Gerd Müller, em entrevista publicada nesta sexta-feira, 9.

As medidas de ajuda visam pessoas originárias do Iraque, do Afeganistão e dos Balcães, que quiserem, por diferentes razões, voltar para casa, adiantou o governante ao jornal regional Augsburger Allgemeine.

De acordo com o ministro, a Alemanha vai ajudar essas pessoas a "ter um novo começo" nos seus países de origem, já que, disse Müller "podemos oferecer educação, uma formação, empregos e outro tipo de ajuda".

Depois de receber 900 mil pedidos de asilo em 2015, a Alemanha decidiu endurecer a sua política em matéria de imigração.

Debaixo de pressão dentro do próprio partido, a chanceler Angela Merkel garantiu que esse fluxo de migrantes em massa registado no ano passado não se repetirá.

Alguns políticos também denunciam, nos últimos meses, o baixo número de expulsões efectivas de pessoas que tiveram o pedido de asilo rejeitado.

XS
SM
MD
LG