Links de Acesso

Mais de 500 novos casos de SIDA registados este ano no Namibe


Populaçoes afluem aos centros de testagem.

Mais de 500 novos casos de HIV SIDA foram registados desde o inicio do ano no Namibe, revelam dados oficiais.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:27 0:00
Faça o Download


Mas embora isso seja um ligeiro aumento em relação ao ano anterior as autoridades sanitárias mostram-se satisfeita com a grande adesão aos testes a serem levados a cabo e quye abrangem populações difíceis de contactar.

Os dados ora expressos, têm a ver com o resultado de 17 mil testes realizados ao longo do presente ano, 2012. A spopulações perderam o medo e adirem em massa os centros de testagem voluntária do HIV-SIDA.

O chefe de departamento de Saúde Publica, Franco Mufinda, disse á VOA que os resultados em causa, exprimem a dedicação dos líderes comunitários, autoridades tradicionais e religiosas, profissionais da comunicação social, que levam as comunidades a vencer o medo.

Isso permite que os testes aumentem permitindo assim que a problemática do HIV no seio da comunidades seja visto, em primeira instancia na vertente preventiva e depois no quadro curativo para os já infectados.

Durante a semana finda, por ocasião ao dia dedicado a pandemia, cerca de mil cidadãos foram testados com realce para a participação activa de mulheres autóctones “Mucubais”.

Samuel Carvalho, da Organização não governamental, ADC-Acção do Desenvolvimento Cristão, qualificou de gratificante a presença em massa das comunidades “Mucubais” nos centros de testagem voluntário e disse que a sociedade civil, deverá nos próximos tempos intensificar acções que visem a educação preventiva.
XS
SM
MD
LG