Links de Acesso

Amnistia Internacional mostra testemunhos de atrocidades na Coreia do Norte


A Amnistia Internacional (AI) divulgou hoje um vídeo com testemunhos de ex-prisioneiros dos campos de detenção da Coreia do Norte. Duas dessas pessoas foram igualmente ouvidas na Comissão de Inquérito de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, cujo relatório foi hoje divulgado em Genebra, na Suíça.

Os dramáticos testemunhos sucedem-se no vídeo da AI, como o de Jihyum Park, que revela que para carregar terra "eles utilizam quatro mulheres a puxar um carro de bois, duas à frente e duas atrás", adiantando que "não o podem fazer a passo, são obrigadas a correr". Outro prisioneiro revela ainda que os prisioneiros passam tanta fome que "comem qualquer coisa que encontram, como comida para cão ou ração para o gado".

A análise feita pela Amnistia Internacional das imagens satélite revelou um aumento da população de prisioneiros em Kwanliso 16, onde se verificam graves violações dos direitos humanos, incluindo tortura, execuções, trabalhos forçados e condições de vida precárias, comprovadas por testemunhos de prisioneiros que conseguiram escapar dos campos.
XS
SM
MD
LG