Links de Acesso

2016 aguardado com segurança reforçada

  • Redacção VOA

Pessoas através do mundo estão a acolher o novo ano, em muitos casos rodeadas de apertadas medidas de segurança.

A Turquia e a Bélgica afirmam que conseguiram frustrar ataques terroristas e os Estados Unidos anunciaram que estão a reforçar a segurança temendo possíveis ataques.

Nova Iorque está a dar os retoques finais no seu tradicional réveillon que culmina com a descida de uma enorme bola de cristal à meia noite em Times Square.

Um milhão de pessoas vão assistir ao vivo à contagem decrescente e mais de mil milhões através da televisão em todo o mundo.

“Somos o local de união do mundo e onde toda a riqueza e diversidade do planeta vêm congregar-se. Pessoas que vivem no Gana têm familiares vivendo na Bronx e que vêm a esta celebração. Todos os cantos do mundo estão representados em Nova Iorque. É por isso que acho que estas celebrações são seguidas através do mundo", diz Tim Tompkins, da organização.

Entidades oficiais nova-iorquinas dizem que as apertadas medidas de segurança vão incluir o envio de seis mil policias para a zona do Times Square, mas sublinham que as celebrações vão para a frente apesar das ameaças.

Contudo, a capital belga, Bruxelas, decidiu cancelar as suas comemorações do fim de ano devido a ameaças de um ataque de extremistas.

Quatro dos indivíduos envolvidos no massacre de 130 pessoas em Paris a 13 de Novembro residiam em Bruxelas.

Esta semana foram detidas duas pessoas suspeitas de planearem um ataque na capital.

Entretanto, muitos citadinos e visitantes dizem que não estão amedrontados:”Estava em Paris na semana depois dos ataques. Não podemos deixar que pessoas dessa estirpe ditem o nosso estilo de vida e as nossas escolhas. Portanto, se há uma ameaça é uma ameaça global e não vai estragar-me os planos", disse uma cidadã.

Paris vai celebrar com segurança reforçada comno referiu o responsável policial, Jean Ives le Drian: “As ameaças continuam. Ainda há riscos. A presença dessas forças através do país implicam que sejamos extremamente vigilantes. Mas, a vigilância não deve impedir-nos de celebrar o ano novo.”

Entidades oficiais no Rio de Janeiro anunciaram um rigoroso dispositivo de segurança para a famosa praia de Copacabana onde milhões vão celebrar o fim do ano.

XS
SM
MD
LG