Links de Acesso

Água potável continua a ser miragem em Nampula


Menos de metade da população de cinco milhões de habitantes tem acesso a água potável.

O sector das obras públicas, habitação e recursos hídricos em Nampula está longe de conseguir abastecer de água potável todas as zonas rurais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00
Faça o Download

Pedrito Rocha, director provincial do sector, afirma que as dificuldades em fazer mais furos de água prendem-se com a natureza dos solos na área. O solo da maior parte dos distritos da província de Nampula é composto por pedras, o que dificulta o uso de máquinas para fazer o furo.

Por exemplo, no ano passado os serviços tentaram, sem sucesso, abrir 150 furos no distrito de Rapale,o que se mostrou impossível devido à composição pouco favorável do solo.

Aquele responsável disse que esta situação concorre para a fraca cobertura do abastecimento de água potável. O nível de cobertura da água na área de Nampula ronda actualmente os 35 por cento.

Na província de Nampula menos de metade da sua população de cinco milhões dehabitantes tem acesso a água potável.

As pessoas, sobretudo as mulheres, continuam a percorrer longas distâncias para ir buscar água que em muitos casos só é possível encontrar nos poços tradicionais. Todavia, a fraca qualidade destas águas está na origem de muitas doenças, com destaque para as da pele e diarreias.

XS
SM
MD
LG