Links de Acesso

Africanos regressam em massa a Africa com a decadência económica no ocidente


Falta de perspectivas de emprego nos Estados Unidos e na Europa força o retorno dos africanos que têm esperança em novas oportunidades de crescimento económico do continente

Muitos africanos estão a abandonar os Estados Unidos e países ocidentais de regresso aos seus respectivos países. Esse retorno em massa da diáspora africana deve-se a falta de oportunidades no ocidente.

Jacob Sax Conteh é editor do Cocorioko um magazine online da Serra Leoa que recentemente publicou um artigo acerca deste tema. Para ele o declínio económico e a falta de emprego no ocidente tem sido a razão desta migração em sentido oposto.

“Olhando para as décadas de 70 e 80 em que os africanos vieram ca aos Estados Unidos porque podiam encontrar o emprego facilmente. Mas desde a decadência económica de teve início há dez anos, especialmente nos últimos 5 anos, há cada vez uma escassez de emprego. Portanto, muitos decidiram regressar a casa e procurar por novas oportunidades” dizia Jacob.

Conteh adiantou ainda que mesmo nos sectores da enfermagem e os cuidados de saúde que tem sido fontes seguras para o recrutamento de muitos imigrantes africanos, tornou-se difícil por causa de políticas que têm limitado a abertura de novas vagas para além de licenciamentos e reduções do pessoal.

“Costumava ser para muitos que aqui chegavam depois de três meses de formação tornar-se num ou numa assistente diplomada de enfermagem, podendo trabalhar sob iniciativa própria ou numa numa enfermaria. Mas muitos desses empregos desapareceram porque muitas empresas estão a reduzir as despesas. Agora os hospitais enquanto principais agencias de recrutamento, estão a procura de pessoas com grau académico de Bacharelato, e por pessoas que exercem essa actividade há mais de 20 anos ou mais. É muito difícil regressar a escola," concluiu Jacob Sax Conteh.

O editor do magazine serra-leonês acrescentou também que a perspectiva de uma promissora economia em África, incluindo os sectores mineiros e dos petróleos tem igualmente sido um factor por detrás desse movimento migratório de volta a África.
XS
SM
MD
LG