Links de Acesso

África do Sul: Vacina contra HIV dá resultados animadores

  • VOA Português

Foto de arquivo

Foto de arquivo

Um ensaio clínico de fase inicial de uma vacina contra o HIV na África do Sul determinou que um regime de vacina experimental é seguro e gera respostas imunes.

Os investigadores compararam os resultados aos observados num estudo de referência, em 2009, que mostrou que a vacina pode proteger as pessoas contra a infecção.

Com base nisso, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) e seus parceiros decidiram avançar com o regime experimental da vacina contra o HIV num grande ensaio clínico.

O novo estudo, denominado HVTN 702, é projectado para determinar se o regime é seguro, tolerável e eficaz na prevenção da infecção pelo HIV entre os adultos sul-africanos.

O teste está previsto para começar em Novembro deste ano.

"Pela primeira vez, em sete anos, a comunidade científica embarca num ensaio clínico em grande escala de uma vacina contra o HIV, produto de anos de estudo e experimentação", disse Anthony S. Fauci, director do NIAID, parte dos Institutos Nacionais de Saúde.

Fauci sublinhou a importância de uma vacina segura e eficaz para acabar com a pandemia da SIDA, em particular na África Austral, onde o vírus causador está mais propagado do que noutros lugares do mundo.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG