Links de Acesso

Parlamentares africanos defendem investimentos massivos na agricultura

  • Simião Pongoane

Ivone Soares, deputada da Renamo

Ivone Soares, deputada da Renamo

A deputada Ivone Soares, de Moçambique, deplora o facto de haver ainda discriminação da mulher no acesso à terra em África.

Parlamentares africanos defendem investimentos públicos e privados massivos na agricultura para garantir a segurança alimentar, reforço dos direitos da mulher no acesso à posse da terra, mitigação das mudanças climáticas e na educação em África.

O assunto está em debate na sessão do Parlamento Africano que se realiza na África do Sul.

A deputada Ivone Soares, de Moçambique, deplorou o facto de haver ainda discriminação da mulher no acesso à terra em alguns países africanos e criticou bancos comerciais pela sua relutância em conceder créditos às mulheres para investirem na produção agrícola.

Para Soares, em África as mulheres garantem segurança alimentar da família através da agricultura de subsistência.

A deputada defende que os africanos devem saber conservar água para mitigar os efeitos inevitáveis das mudanças climáticas que assolam a África Austral e o mundo.

Deputados africanos assumiram a culpa da descriminação da mulher no acesso à terra, dizendo que como representantes do povo nos seus respectivos países deviam garantir a implementação efectiva dos direitos à educação da mulher.

Os debates continuam nesta quinta-feira, 12, pois a segunda sessão do Parlamento Africano termina nesta sexta-feira.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG