Links de Acesso

África a um passo de erradicar a pólio


Vacinação contra a pólio, Nigéria, 2016.
Vacinação contra a pólio, Nigéria, 2016.

Nordeste da Nigéria é o único local do continente com relativa vulnerabilidade.

Milhares de trabalhadores de saúde de 13 países da África ocidental e Central preparam-se para vacinar 116 milhões de crianças menores de cinco anos contra a pólio na próxima semana.

África a um passo de erradicar a pólio
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:28 0:00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância lideram a campanha que é a maior jamais realizada no continente.

As duas agências das Nações Unidas dizem que mais de 190 mil voluntários far-se-ão ao campo para vacinar crianças menos de cinco anos ao domicílio no Benim, Camarões, Chad, Costa do Marfim, Guiné, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, Republica Democrática do Congo e Serra Leoa.

Michel Zaffran, do programa para a erradicação da pólio, na OMS, disse que as crianças deverão ser vacinadas em curto tempo para elevar a imunidade no continente.

Se as crianças forem vacinadas em simultâneo o vírus não terá onde esconder, explicou Zaffran.

A presente campanha tem o potencial de contribuir para a erradicação total da pólio em África. Apenas o nordeste da Nigéria é neste momento considerado vulnerável ao vírus.

Fora de África, os únicos locais com casos de pólio são Afeganistão e Paquistão.

Os organizadores da presente campanha dizem que se nos próximos três anos não for detectado nenhum caso, os países da África Central e Ocidental serão declarados livres da pólio.

E se isso acontecer, o mundo estará muito próximo da erradicação da doença.

XS
SM
MD
LG