Links de Acesso

Afonso Dhlakama fala ao país nesta terça-feira


Afonso Dhlakama
Afonso Dhlakama

Presidente da Renamo deve anunciar alargamento da trégua.

O presidente da Renamo deve anunciar nesta terça-feira, 3, o alargamento da trégua por mais dois meses, de acordo com fontes da imprensa moçambicana e do próprio Presidente da República.

Ele [Dhlakama] há de dizer, porque o Governo não está a fazer nenhum ataque", afirmou Filipe Nyusi aos jornalistas em Maputo, no palácio da Ponta Vermelha, depois de reconhecer ter falado por telefone com Afonso Dhlakama.

Os dois fizeram um balanço sobre a trégua e, de acordo com o jornal O País, Dhlakama vai anunciar o alargamento da trégua nesta terça-feira pelas 9 horas.

"São moçambicanos que estão a discutir sobre problemas de Moçambique", numa perspetiva negociada, revelou Filipe Nyusi.

Afonso Dhlakama anunciou no passado dia 27 uma trégua unilateral de uma semana, "para que os moçambicanos passam o ano em paz".

Fontes do processo admitem que a interrupção das hostilidades militares será estendida até a realização da primeira sessão da Assembleia da República, em que se espera que sejam discutidos os principais pontos levantados pela Renamo.

O partido liderado por Afonso Dhlakama exige governar as seis províncias onde foi o partido mais votado nas eleições gerais de 2015.

XS
SM
MD
LG