Links de Acesso

Brasil: Afastamento definitivo da presidente Rousseff parece inevitável


A Presidente suspensa, Dilma Rousseff, acena aos seus apoiantes à saída do Palácio do Planalto em Brasília.
A Presidente suspensa, Dilma Rousseff, acena aos seus apoiantes à saída do Palácio do Planalto em Brasília.

No Brasil, a derrota sofrida pela presidente Dilma Rousseff no Senado é um indicativo de que ela não vai conseguir escapar ao afastamento definitivo do poder, no final deste mês.

Brasil: Afastamento definitivo da presidente Rousseff parece inevitável
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:50 0:00
Faça o Download

A maioria dos parlamentares mostrará mais uma vez o descontentamento com a gestão petista nos últimos anos.

Essa é a análise do Cientista Político Malco Camargos.

“Os erros que ela cometeu na política económica levaram a perda do apoio popular. Os erros na condução da política levaram a perda do apoio parlamentar. O resulta é esse. Ela está caminhando a passos céleres para sofrer o impeachment”, disse.

Por outro lado, Camargos também entende que a saída definitiva da presidente com o impeachment acaba de, certa forma, fortalecendo o Partido dos Trabalhadores.

O PT hoje tenta se reerguer às vésperas das eleições municipais em Outubro e também já se projecta para as eleições presidenciais em 2018.

“Sair de uma agenda principal - e era uma agenda muito negativa para o partido - está fazendo bem aos candidatos do partido", disse.

Ele explicou que interessa ao Partido dos Trabalhadores o quanto antes que esse processo se acabe para que ele possa se reorganizar.

"Não de cima para baixo, de Brasília para os estados e municípios, e sim de uma lógica contrária, dos municípios para os estados, e quem sabe novamente para a capital federal, ” ressalvou.

Nas ruas, a população divide as opiniões. Há quem defenda ou culpe a Presidente Dilma Rousseff, mas há de facto um pensamento comum. O Brasil passa por uma situação muito complicada, sobretudo na economia.

As famílias hoje têm dificuldades para conseguir se manter no dia a dia. Há muitos desempregados no país. Essa é a opinião da professora Rosa Maria.

“Se a Presidente está sendo julgada, hoje, não sabemos se ela é culpada ou não. O problema é que nós brasileiros estamos passando muitas dificuldades (...) eles que resolvam isso por lá", diz Maria.

XS
SM
MD
LG