Links de Acesso

Adiado julgamento de activistas das Lundas


Luanda Palàcio Justiça
Luanda Palàcio Justiça

Julgamento agora marcado para meados de Novembro

O julgamento de dez activistas das Lundas que deveria ter-se iniciado Sexta-feira foi mais uma vez adiado.

O julgamento foi adiado para 14 de Novembro por ausência do advogado, disse o dirigente de uma das facções do movimento do protectorado das Lundas, José Mateus Zecmutchima.

Os activistas foram presos em Janeiro de 2010 e acusados de estarem envolvidos em manifestações contra o governo, disse J Zecamutchima.

Poucos dias depois oito membros foram soltos enquanto outros dois permaneceram presos até 14 de Dezembro de 2010 sendo posteriormente libertados por falta de provas condenatórias e excesso de prisão preventiva.

Contudo em Fevereiro do ano passado todos foram novamente acusados mas agora de estarem envolvidos em crimes contra a segurança do estado.

José Mateus Zecamutchima fez notar que essa lei tinha sido revogada dois anos antes.

“Não há crime nenhuma. Tudo isto é uma tentativa de intimidação,” disse Zecamuthcima.

Em Agosto deste ano os activistas compareceram em tribunal mas o início do julgamento foi adiado para Sexta-feira 25 de Outubro os 10 activistas são Domingos Manuel Muatoryo, Alberto Cabaza, Luís Muacassange, Germano Chipalacana, Adelino Augusto, João daniel Muatunda, Zola Rocha Lunga Umue, Tomaica Passa André, Ferraz Xaluquele e Serafim Paulo. Os últimos dois são considerados declarantes
XS
SM
MD
LG