Links de Acesso

Adiado julgamento de ruandeses acusados de tentativa de assassinato em Maputo


Porta-voz dos ex-combatentes em tribunal em Moçambique
Porta-voz dos ex-combatentes em tribunal em Moçambique

Acusação diz que o alvo era o presidente da Comunidade Ruandesa na Diáspora em Moçambique, Louis Baziga

O julgamento de três cidadãos ruandeses residentes em Maputo, acusados de tentativa de homicídio do presidente da Comunidade Ruandesa na Diáspora em Moçambique, Louis Baziga, foi adiado.

A decisão foi comunicada cinco horas depois do tempo marcado para o início do julgamento no Tribunal Judicial da Província de Maputo, porque um dos réus não entende a língua portuguesa.

A sala do Tribunal Judicial da Província de Maputo foi pequena para tanta gente.

Uma assistência constituída, na sua maioria, por emigrantes e refugiados ruandeses que queriam presenciar o início do julgamento dos três réus acusados de planear um homicídio contra o presidente da Comunidade Ruandesa na Diáspora em Moçambique, Louis Baziga.

O crime teria sido encomendado por motivações políticas.

Os arguidos alegam que Louis Baziga está em território moçambicano ao serviço do Governo de Kigali para perseguir e controlar os refugiados ruandeses em Moçambique.

Entretanto, as expectativas da assistência ficaram goradas porque, depois de longas horas de espera, o juizSamuel Pedro Artur adiou a sessão, alegando que um dos acusados não entende a língua portuguesa e nem inglesa, e que, por isso, era necessário contratar intérpretes e tradutores para os réus.

Os três acusados frequentam, juntamente com Baziga, uma igreja localizada no município da Matola, muito concorrida por migrantes do Burundi e Ruanda.

Segundo a acusação, o executor do crime seria um agente da Policia da Republica de Moçambique que, pelo serviço, iria receber o equivalente a cerca de 9 mil dólares americanos.

Ao anunciar o adiamento, o juiz do caso determinou que, no prazo de 15 dias, os réus devem apresentar intérpretes e tradutores da língua materna do Ruanda para permitir uma melhor comunicação, durante o julgamento.

O julgamento será retomado a 6de Junho próximo.

XS
SM
MD
LG