Links de Acesso

Activistas planeiam mais manifestações em Angola


Polícia impediu manifestação em Viana, activistas presos foram soltos no Kwanza Norte

Activistas angolanos dizem que estão a planear novas manifestações na zona de Luanda para protestar contra as condições de vida nos musseques.

Esta decisãio foi tomada apesar da polícia angolana ter impedido no fim de semana uma manifestação do denominado Movimento das Manifestações nos Musseques (MMM) e preso alguns dos participantes para depois soltá-los a centenas de quilómetros da capital.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00
Faça o Download

Segundo Laurinda Gouveia, uma das participantes, os jovens estiveram no local apenas por 40minutos, até que o comandante da tropa orientou a dispersão dos manifestantes.

Na ocasião foram detidas vários pessoas, incluindo, sete zungueiras e uma bébé, que levadas para diversas esquadras do município.

Outras foram abandonados na província do Kwanza Norte a mais de 250 quilómetros do centro de Luanda.

“Prenderam sete senhoras zungueiras e outros manos que foram abandonados no Kwanza Norte”, contou Laurinda Gouveia.

A activista disse que já no próximo mês será levado a cabo mais uma manifestação, no quadro do projecto MMM, desta vez nos municípios de Cacuaco e Cazenga.

A VOA falou com o Comandante Provincial de Luanda Comissário António Maria Sitas, que, mesmo sem gravar entrevista, disse que a versão dos manifestantes de que teriam sido alvo de violência por parte da polícia não corresponde à verdade.

XS
SM
MD
LG