Links de Acesso

Activista Catombela liberto

  • Coque Mukuta

Emiliano Catombela, activista cívico angolano

Emiliano Catombela, activista cívico angolano

Tinha sido detido quando tentou saber por que a polícia invadiu a casa da mãe.

O activista cívico angolano Emiliano Catombela foi liberto ontem à noite, três horas depois de ter sido detido por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) quando tentava saber o motivo da invasão da casa da mãe por membros da polícia.

Na prisão, depois de se identificar como membro do auto-denominado Movimento Revolucionário Angola, Catombela diz não ter sido agredido, embora tenha sido "esbofeteado" pelos agentes quando os abordou para saber o motivo da invasão da casa da mãe, nos arredores de Mirú, município de Viana, em Luanda.

Em declarações esta manhã à VOA, o activista revelou que a polícia confundiu a residência da mãe com outra, onde estaria alguém procurado pelas autoridades.

Ontem, enquando Catombela estava preso, a VOA abordou o comandante da polícia em Viana Francisco Notícia, que se escusou a comentar a ocorrido.

Emiliano Catombela esteve preso em 2013 na Prisão de Viana devido à sua participação numa manifestação contra o Governo.

Catombela pertence ao autodenominado Movimento Revolucionário Angolano e é reconhecido como activista pela organização internacional de defesa dos direitos humanos Frontline Defenders.

XS
SM
MD
LG