Links de Acesso

"A opinião pública tem de continuar a pressionar por mudanças climáticas", diz Patrice Trovoada

  • Alvaro Ludgero Andrade

Patrice Trovoada

Patrice Trovoada

Patrice Trovoada acredita que a Cimeira de Paris do Clima vai dar uma resposta positiva.

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe diz acreditar que a Cimeira de Paris sobre o Clima COP21 vai definitivamente lançar um combate às alterações das mudanças climáticas.

Ao intervir nesta segunda-feira na cimeira, Patrice Trovoada manifestou a preocupação do seu Governo com as consequências junto das zonas costeiras que, além de sofrerem uma enorme degradação, colocam em risco o meio de sobrevivência de muitos são-tomenses, que é a pesca.

Em conversa com a VOA a partir de Paris, Trovoada reconhece também "o paradoxo entre proteger o ambiente e promover o desenvolvimento", mas acredita "estar aberto o caminho para uma relação saudável com o reconhecimento dos grandes países poluidores de que a situação é grave".

Para o primeiro-ministro são-tomense, "a geração actual de dirigentes políticos tem a obrigação de lidar com esta situação, que deve passar por uma maior coordenação entre Estados e instituições, bem a aplicação de políticas coerentes".

Patrice Trovada acredita que a consciência que existe hoje sobre as alterações climáticas e a necessidade de mudar de atitude deveu-se, essencialmente, à pressão da opinião pública e espera que ela continue.

XS
SM
MD
LG