Links de Acesso

A noite de Donald Trump

  • João Santa Rita

Donald Trump e a filha Ivanka Trump nos preparativos para o discurso de hoje

Donald Trump e a filha Ivanka Trump nos preparativos para o discurso de hoje

Candidato aceita hoje nomeação do Partido Republicano.

A convenção do Partido Republicano termina hoje com Donald Trump a pôr fim a quatro dias de uma convenção que ficou marcada pela controvérsia e divisão.

Centenas de balões vermelhos brancos e azuis estão já amarrados em redes no topo do estádio onde se realiza a convenção à espera fim do discurso de Trump para serem soltos, no que se espera ser um momento de muita festa.

Mas esse ambiente de festa não vai certamente reflectir as divisões que continuam a existir dentro do Partido Republicano quanto à figura controversa daquele que vai ser o seu candidato presidencial.

Donald Trump prepara-se para o discurso final

Donald Trump prepara-se para o discurso final

Na quarta-feira, 20, Ted Cruz, o senador do Texas, que foi o principal oponente de Donald Trump durante as primárias, recusou-se a dar o seu apoio formal a Trump, limitando-se a dar lhe os parabéns.

O que de certo modo não e de admirar.

Durante as amargas eleições primárias Trump apelidou Cruz como Ted Mentiroso e este descreveu Trump como um aldrabão e um mentiroso patológico.

Mas Cruz ontem abalou a convenção e todos os presentes ao apelar ao eleitorado republicano para fazer uso da sua consciência quando forem às urnas.

“Levantem-se, falem e votem de acordo com a vossa consciência, votem por candidatos em todas as instâncias em que vocês confiem para defender a nossa liberdade e que serão fiéis à nossa constituição”, afirmou.

Foi uma referencia indireta a acusações de que Trump não conhece a constituição e que já deu sinais de a querer violar.

A reação dos delegados não foi boa.

Cruz foi vaiado e a sua mulher teve que ser escoltada para fora do estádio no meio de vaias e de gritos a favor de Trump que surpreendentemente se encontrava no local para acompanhar um discurso de um dos seus filhos.

Ted Cruz

Ted Cruz

Coube, no entanto, a uma figura de peso dos eepublicanos, Newt Gingirch, vir a palco refutar Cruz ,afirmando que nas eleições de Novembro só um dos candidatos defenderá a constituição e não será Hillary Clinton.

Do lado positivo para Trump, o facto de dois outros candidatos que o opuseram durante as primárias terem dado o seu apoio .

Marco Rubio, que durante a campanha trocou insultos pessoais com o multimilionário, afirmou que chegou a altura de se pôr termo às lutas internas.

“Chegou a altura de nos unirmos e lutar por uma nova direção para a América”, disse Rubio.

A noite de ontem deveria ter sido a noite de apresentação do candidato à vice-presidencia Mike Pence, mas o discurso de Cruz eclipsou.

“A nossa equipa está pronta, o nosso partido está pronto e quando elegermos Donald Trump como 45º. presidente dos Estados Unidos junto iremos tornar a América grande outra vez”, disse Pence.

Na noite de hoje, as atenções estão viradas para o discurso de Donald Trump.

Sempre imprevisível tem havido pressões constantes para Donald Trump começar a apresentar uma imagem mais presidencial de modo a apelar ao voto do eleitorado independente.

A julgar pelo cepticismo que existe mesmo entre os republicanos vai ser uma tarefa difícil e árdua

Para Donald Trump, esta tarefa começa hoje à noite.

XS
SM
MD
LG