Links de Acesso

Jorge Valentim presta contas - 2005-03-29


O antigo ministro do Turismo e Hotelaria de Angola, Jorge Valentim foi ouvido esta terça-feira pelo Conselho Jurisdicional do seu partido, soube a Voz da América de fonte oficial.

Jorge Valentim compareceu perante um júri constituído por Horácio Junjuvile, Domingos Fonseca, Armindo Kassessa e mais três vogais.

Jorge Valentim foi ouvido na sequência de uma decisão do Comité Permanente da UNITA que tomou como lesivas declarações prestadas por ele à Rádio Nacional de Angola e ao semanário "O Independente" segundo as quais ele e outros "barões" da UNITA estariam a ser marginalizados pelo Presidente do partido, Isaías Samakuva. Valentim atribuiu ao presidente da UNITA as razões porque até agora ainda não tinha tomado posse no parlamento. Na sequência destas declarações Jorge Valentim foi suspenso de todas as funções partidárias, e o processo para o seu regresso ao parlamento foi congelado.

Abel Chivukuvuku que corroborou com Jorge Valentim, dizendo que as suas declarações deveriam ser levadas em conta porque ele era um dos líderes do partido, também deverá ser ouvido pela Conselho Jurisdicional da UNITA. Tal como Valentim, Chivukuvuku disse que também tinha sido marginalizado na medida em que o presidente da UNITA o deixava à margem das grandes decisões . O Comité Permanente da UNITA reúne-se novamente nesta quarta-feira para analisar o resultado do inquérito instaurado a Jorge Valentim.

Falando para a Voz da América o secretário-geral da UNITA, Mário Canhali Vatuva disse que o seu partido tomou com muita surpresa as declarações de Jorge Valentim e de Abel Chivukuvuku.

"Qualquer um dos membros é livre de se pronunciar. Mas quando alguém se sente lesado dentro do partido deve prounciar-se dentro do partido e não fora. Só por essa razão é que queremos chamar a atenção destes companheiros em como os problemas internos do partido não se discutem na comunicação social".

Mário Vatuva disse que Abel Chivukuvuku será ouvido a 14 de Abril altura em que deverá regressar da África do Sul onde participa parte numa reunião de deputados do parlamento africano.

Questionado sobre a possibilidade de concluído o inquérito Jorge Valentim a tomar posse como deputado, Mário Vatuva pareceu como optimista.

"A posição dele é que ao ir para o parlamento vai tomar posições de acordo com as suas próprias ideias. Nós achamos que não é possivel. A bancada parlamentar da UNITA tem que defender os interesses da UNITA. Um deputado que defende interesses contrários aos da UNITA não pode estar no parlamento connosco. Por isso é que há um processo em curso. Queremos ouvir e entender devidamente o peso e verdade destas declarações."

Mário Vatuva disse que o se está a passar na UNITA não é uma crise. Trata-se apenas de dificuldades de aproximação, se calhar motivadas por questões pessoais. A reunião desta quarta-feira deverá analisar o relatório de contas e o balanço do congresso da JURA. Além de Abel Chivukuvuku que está na África do Sul , são dados também como ausentes Fernando Heitor e Lukamba Gato que tomam parte numa reunião de empresários dos países de língua portuguesa e homens de negócios da China.

XS
SM
MD
LG