Links de Acesso

A busca de armas ... - 2005-01-13


Fontes oficiais confirmaram uma notícia inicialmente publicada pelo Washington Post de que a busca de armas químicas, biológicas e nucleares no Iraque terminou em Dezembro. O Post cita membros da equipa de inspecção americana como tendo dito que suspenderam os seus esforços uma vez que não encontraram quaisquer informações novas e devido ao constante perigo de trabalhar em território iraquiano.

O chefe da equipa americana, Charles Duelfer, tornou público um relatório preliminar ao Congresso americano há vários meses no qual afirmava que o Iraque não possui nenhuma das perigosas armas que a administração Bush reivindicava existirem para justificar a sua decisão de derrubar Saddam Hussein.

Outras nações, incluindo alguns dos principais aliados dos EUA, puseram em causa as reivindicações feitas pelo governo americano e recusaram-se a participar na coligação que invadiu o Iraque.

Na quarta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, confirmou ter terminado a tarefa principal do grupo de investigação liderado por Charles Duelfer e que não se espera no relatório final nova informação considerada significativa.

”Neste momento, os elementos das equipa de investigação, que ainda se encontram no Iraque, obviamente se ouvirem informações adicionais sobre qualquer coisa irão verificar essas informações. Mas, penso que Charles Duelfer tornou bastante claro, na minha opinião, de que o relatório publicado no ano passado completa essencialmente o seu trabalho.”

McClellan disse ainda que o presidente Bush mantém a sua decisão de ter invadido o Iraque, afirmando que o afastamento de Saddam Hussein tornou o mundo num lugar mais seguro, contribuindo para o esforço dos EUA de difundir a estabilidade e a democracia no Médio Oriente. Uma equipa de tradutores baseada no Qatar continua, entretanto, a consultar milhares de páginas de documentos computarizados confiscados ao antigo governo iraquiano em busca de informações sobre as suas actividades.

XS
SM
MD
LG