Links de Acesso

O financiamento das operações  - 2005-01-12


As sanções decretadas pelas Nações Unidas começaram a dificultar o financiamento das operações dos grupos terroristas.

Esta a conclusão chegada por dois altos funcionários do governo americano que testemunharam ontem perante o comité de sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Juan Zarate, assistente do secretario de tesouro da administração do presidente George Bush, disse aos embaixadores dos15 países membros do conselho de segurança da ONU, que as medidas destinadas a cortar o financiamento as operações dos grupos terroristas, tem estado a surtir efeitos práticos.

“E agora bem mais difícil, mais oneroso e mais arriscado para a rede Al Kaida, conseguir angariar e movimentar fundos. A pedra chave desses esforços tem sido a habilidade de identificar os indivíduos ou entidades que apoiam a Al Kaida e os Talebans.”

Recorde-se que uma resolução do Conselho de Segurança exige aos 191 estados membros das Nações Unidas a reportarem as medidas assumidas no sentido do congelamento dos bens dos grupos terroristas,na prevenção de viagem de suspeitos terroristas ou ainda na aquisição de armas.

Um relatório das Nações Unidas, divulgado no ano passado, considerava entretanto como tendo sido ineficaz, o pacote de sanções decretadas pela ONU, contra a rede terrorista Al Kaida.

Mas Juan Zarate, do departamento do tesouro americano e da opinião que o quadro mudou, depois de muitos países terem-se aliado aos esforços de identificação dos operacionais da rede Al Kaida e dos Taleban.

“Sabemos termos congelado aproximadamente 147 milhões de dólares, ligados aos bens dos terroristas. Sabemos que o processo de designação e identificação não apenas congela os bens mas corta os canais de fluxo de fundos para a rede Al Kaida, e desencoraja aqueles que pretendem apoiar os grupos terroristas.Constatamos por exemplo, caso de organizações não governamentais que tem sido usado pela rede Al Kaida para financiar as suas operações.”

Juan Zarate declinou entretanto identificar os países que congelaram os bens dos grupos terroristas, mas disse perante o comité de sanções, que mais nações começaram a cooperar com os esforços internacionais da luta contra o terrorismo.

Falando também perante o comité de sanções do conselho de segurança da ONU, o assistente do secretario americano para os assuntos económicos, Anthony Wayne considerou a cooperação internacional como a chave do sucesso da luta travada contra a rede terrorista Al Kaida.

De acordo com aquele funcionário americano e citamos, mesmo tendo o melhor serviço secreto do mundo, sem a cooperação dos demais governos, dificilmente se conseguiria levar a bom porto a guerra travada contra o terrorismo.

XS
SM
MD
LG