Links de Acesso

As vitimas de Darfur - 2005-01-12


Legisladores americanos instaram ontem a comunidade internacional a não se esquecer da situação na região sudanesa de Darfur, numa altura em que a onda de generosidade e de solidariedade internacional para estar virada mais para as vitimas do tsunami no sudeste asiático.

Frank Wolf, congressista republicano pelo estado de Virgínia e um dos políticos americanos mais atento ao evoluir da situação no Sudão, manifestou-se preocupado quanto à possibilidade da grande atenção mundial dispensada as vitimas do tsunami no sudeste asiático, poder vir a desviar a atenção das atrocidades cometidas em Darfur.

“Mulheres continuam a ser violadas, crianças continuam a morrer de fome e de doenças, os homens continuam a ser assassinados pelas milícias árabes, Janjaweed patrocinadas pelo governo sudanes, novos ataques ocorrem todos os dias e tem por alvo, aldeões negros indefesos... Muitas dessas pessoas foram confinadas aos campos e a comunidade internacional tem falhado no cumprimento dos compromissos assumidos...”

Referindo-se as vitimas do tsunami, Frank Wolf disse que o mundo não devia concentrar a atenção apenas nos desastres nacionais, mas igualmente na responsabilidade de acudir situações humanitárias que já perduram, como e o caso de Darfur.

Aquele legislador republicano reconheceu ainda que o recente acordo entre o governo sudanes e os rebeldes do exercito de libertação do povo do Sudão, representa uma oportunidade histórica para uma paz mais abrangente naquele gigantesco pais africano.

Wolf diz por outro lado acreditar que o líder dos rebeldes do sul, John Garant pode e deve desempenhar um papel importante na mediação do conflito em Darfur.

Para aquele congressista americano, o secretario geral das Nações Unidas, Koffi Annan deveria ameaçar com a sua demissão se os membros do conselho de segurança continuarem a bloquear uma resolução mais enérgica contra Darfur.

“Ele devia usar o seu poder e o seu prestigio para fazer um apelo ao conselho de segurança e a assembleia geral das Nações Unidas no seu todo, no sentido de encararem efectivamente a crise em Darfur. Não podemos, em nome das pessoas que vivem nesses campos, continuar a permitir o status quo. Acredito pessoalmente que se o conselho de segurança falhar em assumir uma posição firma, o secretario geral da ONU, deveria se demitir.”

O congressista Frank Wolf advertiu ainda para o facto da sua sugestão de demissão do secretario geral da ONU não dever ser confundido com a pressão exercida por alguns sectores políticos americanos, no sentido da demissão de Annan por razoes ligadas ao escândalo envolvendo o programa petróleo por alimentos, administrada pela ONU, no Iraque.

De realçar que dois outros legisladores americanos, o senador democrata John Corzine e o republicano Sam Brownback referiram-se ontem nas suas respectivas intervenções, a situação em Darfur.

Também ontem, e num editorial, um conceituado jornal americano instou igualmente a comunidade internacional a não virar as costas a situação em Darfur.

Aquele jornal apelava ainda ao imediato envio de mais capacetes azuis para a região, assim como a adopção de medidas mais severas, incluindo sanções contra o governo de Cartum a par da responsabilização criminal e judicial dos responsáveis pelas atrocidades cometidas naquela região do Sudão.

XS
SM
MD
LG