Links de Acesso

Os Estados Unidos estão a organizar


Os Estados Unidos estão a organizar uma operação de ajuda de emergência a países do leste e do sul da Ásia que foram atingidos domingo por Maremotos. Equipas de avaliação da Agencia para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) estão a dirigir-se para a região.

Funcionários do Departamento de Estado em Washington disseram que os embaixadores dos Estados Unidos na região disponibilizaram fundos de reserva para ser enviada imediatamente uma ajuda financeira de 400 mil dólares para o Sri Lanka, Maldivas, Índia e Indonésia.

Conversações estão em curso, entretanto, com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho sobre uma promessa dos Estados Unidos de quatro milhões de dólares em resposta a um apelo mundial de ajuda feito por aquela organização.

O secretario de Estado norte-americano, Colin Powell, encurtou as suas ferias de Natal, tendo regressado segunda-feira ao seu gabinete de trabalho de onde telefonou aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países atingidos apresentando condolências e oferecendo assistência dos Estados Unidos.

As primeiras equipas de avaliação da USAID seguiram para a Tailândia e o Sri Lanka e nos próximos dias chegarão aos outros países da região. A USAID aconselhou as empresas privadas americanas que querem ajudar as vitimas dos tsunami a enviarem contribuições em dinheiro a grupos de auxilio internacional e colocou na sua pagina da Internet uma lista desses grupos que trabalham em desastres causados por maremotos, vulgarmente conhecidos por tsunamis.

XS
SM
MD
LG