Links de Acesso

Crescentes dificuldades financeiras  - 2004-12-21


Com as crescentes dificuldades financeiras que o Zimbabué enfrenta, os residentes urbanos estão a plantar em lotes de terra existentes na cidade para poderem alimentar as suas famílias.

Houve uma altura que quando confrontados com a seca, os residentes das cidades foram proibidos de usar água para regar as suas plantas e relva ou para lavar os carros. Mas com o contínuo enfraquecimento da economia zimbabueiana e o aumento do custo de vida, mais e mais pessoas em cidades grandes e pequenas usam mais água para regar o que semeiam quer em terra sua, quer em qualquer pedaço de terra livre. E mais esperam as chuvas, porque se usam a água fornecida pela companhia pública, é na água das chuvas que confiam para regar o que plantam.

Em Harare, pedaços de terra até agora inutilizados, são agora campos de milho -- cereal cada vez mais raro devido as sucessivas secas que o Zimbabwe tem sofrido.

O cultivo urbano de cereais não é uma novidade, todavia, para o Zimbabwe. Só que no passado, cereais na cidade só eram cultivados por pessoas pobres.

Um dos ”novos agricultores urbanos” que conversou com a VOA, na condição do anonimato, diz esperar que a colheita chegue para alimentar a família, e que consiga mesmo vender. Os seus cereais abundantes contrastam com os do vizinho, que parecem não ter um ar muito saudável. A diferença, explica ele, é que ele tem dinheiro para comprarem fertilizantes, enquanto o seu vizinho não os consegue comprar por falta de dinheiro.

O município de Harare costumava colocar avisos nos locais onde era proibido cultivar. Os que ignoravam os avisos, viam as suas plantas serem arrancadas pelos trabalhadores municipais. Mas agora, as autoridades fazem de conta que não vêem como a lei está a ser violada. Tentativas para que o município comentasse não tiveram qualquer sucesso.

O governo entregou, recentemente, a algumas famílias em Harare pedaços de terra em fazendas nos arredores da cidade, que tinha adquirido para o alargamento da cidade. O Ministro da Cidade, Witness Mangwende, disse que a agricultura urbana é “parte do programa de reforma agrária” lançada em 2000.

XS
SM
MD
LG