Links de Acesso

Petróleo por alimentos  - 2004-12-14


O congressista Tom Lantos disse estar espantado por aquilo que ficou a saber sobre a pouca limpa administração do programa petróleo por alimentos do Iraque.

Falando segunda-feira a jornalistas após um encontro com o secretario - geral da ONU, Kofi Annan, aquele congressista democrata pela Califórnia afirmou que investigadores estão ainda a tentar compreender todos os contornos do complexo esquema. Mas previu que a responsabilidade da maciça fraude e corrupção do programa humanitário ira alastrar-se das Nações Unidas ate uma longa lista de indivíduos e governos, incluindo os Estados Unidos.

“Claro que estamos a lidar com um gigantesco fiasco, sem precedentes na historia das Nações Unidas e a responsabilidade terá de ser claramente assumida por indivíduos em vários países e dentro da ONU.”

O congressista Lantos, o democrata com maior posição no Comité para as Relações Internacionais da Câmara dos Representantes, afirmou ser prematuro fazer acusações especificas. Disse que vai esperar pelo relatório de uma investigação de alto nível dirigida pelo antigo governador do Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos, Paul Volcker, embora o seu Comité esteja também a conduzir um vasto inquérito aos abusos do programa petróleo por alimentos.

Mas pôs de parte a ideia de que políticos russos e franceses possam estar altamente envolvidos em actividades fraudulentas e afirmou que o Departamento de Estado devera ser alvo de criticas severas por não ter feito o suficiente para estancar a corrupção.

“O assunto é complexo e existe muita responsabilidade por decidir….o Departamento de Estado arca com alguma da responsabilidade pela sua falha de evitar e chamar a atenção para os abusos. Mas não penso que seja realista de todo assumir que as Nações Unidas sejam inocentes no que diz respeito a toda essa serie de sombrias, questionáveis e ilícitas actividades.”

O democrata da Califórnia previu que as Nações Unidas terão de fazer o que chamou de “uma grande limpeza de casa” quando forem conhecidos os pormenores do programa petróleo por alimentos. Tom Lantos disse ainda que tinha pedido ao secretario - geral Annan para cooperar com os comités do Congresso depois do relatório de Volcker ter sido publicado.

Mas ao mesmo tempo, o congressista da Califórnia defendeu energicamente Kofi Annan, prevendo que ele será um dos que vai liderar a limpeza da organização.

“Expressei ao secretario-geral a minha total confiança na sua capacidade, integridade e honestidade e no seu extraordinário serviço publico.”

A visita de Lantos a sede da ONU ocorreu no momento em que surgem movas alegações sobre o envolvimento de varias companhias de petróleo dos Estados Unidos e da Europa de terem usado o programa petróleo por alimentos para conseguirem acordos favoráveis com o antigo ditador iraquiano Saddam Hussein. Alguns investigadores do Congresso alegam que dezenas de biliões de dólares poderão ter sido ilegalmente desviados dos procedimentos para a troca de petróleo por alimentos para o Iraque.

XS
SM
MD
LG