Links de Acesso

Mexidas no governo sacodem a UNITA - 2004-12-14


A recente substituição de quadros da UNITA no governo, recomendada pelo partido do galo negro, pode vir a abrir fissuras no segundo maior partido angolano. Fonte do galo negro disse à Voz da América que a UNITA teria ficado melhor servida se tivesse seguido o principio defendido por Lukamba Gato, logo após a constituição da Comissão de Gestão, de não se alterar na composição do governo.

Entretanto fontes próximas à direcção da UNITA notam que a substituição de Valentim e de outros, não faz parte de purga nenhuma, é antes, a implementação do programa da UNITA.

Com Valentim saíram também saíram do Governo, entre outros, a ministra da Saúde Albertina Hamukuaya esposa do deputado Aniceto Hamukuaya, tal como Valentim um dos percursores da chamada UNITA Renovada, e Jorge Sanguende embaixador de Angola na UNESCO. Sanguende era o único membro da missão externa da UNITA, tido como sendo próximo a Lukamba Gato, derrotado nas eleições à presidência da UNITA por Isaías Samakuva.

Na prática as alterações sugeridas por Isaías Samakuva, e sancionadas pelo Presidente José Eduardo dos Santos , poderão segundo alguns observadores, resultar numa aproximação de Jorge Valentim a Lukamba Gato, de resto seu sobrinho. Valentim é citado como tendo sido o homem que fez a ponte entre Lukamba Gato e Eugénio Manuvakola, quando se punha a questão da liderança.

Respeitado pelos anos ao serviço da UNITA, Jorge Valentim não teria recebido bem a notícia da sua exoneração, tendo, depois disso segundo algumas fontes, solicitado tempo para ponderar sobre a oferta do cargo de vice-persidente do Parlamento, deixado em aberto por Almerindo Jaka Jamba, agora nomeado embaixador de Angola na UNESCO.

A exoneração de Jorge Valentim Hamukuaya , Sanguende e de outros aconteceu no último fim de semana, após mais de 10 meses de consultas entre a UNITA e a presidência da República. José Eduardo dos Santos não deu provimento a propostas de Samakuva que fariam de Carlos Morgado e de Fernando Heitor, ministros da Saúde e do Comércio, respectivamente. José Eduardo dos Santos decidiu também exonerar o governador do Uíje, Lázaro Xixima, situação que apanhou a direcção da UNITA de surpresa.

Para os efeitos o caso de Jorge Valentim parece ser o que mais dor de cabeça poderá dar a UNITA, sobretudo a longo prazo mais a mais porque na última reunião da Comissão Política, o seu Presidente, Isaías Samakuva voltou a levantar o espectro dos grupos, ou seja os do mato, o da missão externa e os de Luanda, sendo que aos do mato correspondem figuras como Gato , Numa e Dachala, os do interior seriam por um lado a ala renovadora, e a ala de Abel Chivukuvuku, e a missão seria encabeçada por ele mesmo .

XS
SM
MD
LG