Links de Acesso

Políticos muçulmanos sunitas ... - 2004-12-03


Proeminentes políticos muçulmanos sunitas no Iraque afirmaram que as eleições nacionais deviam ser adiadas devido a preocupações de segurança. Mas o presidente Bush não concorda.

“As eleições não devem ser adiadas. E tempo dos cidadãos iraquianos irem as urnas. E é por isso que estamos muito firmes na data de 30 de Janeiro.”

Os comentários de Bush acontecem justamente um dia depois do secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld, ter anunciado que iria elevar para 150 mil o numero de tropas americanas no Iraque, o mais alto desde o inicio da guerra ha 19 meses.

Durante uma breve sessão de perguntas e respostas enquanto posava para fotos com o presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo na Casa Branca, Bush foi interrogado se esse aumento de tropas significava que a situação de segurança não é suficientemente estável para que ocorram as eleições.

O presidente respondeu que tinha aprovado o aumento de tropas depois dos comandantes militares no terreno lhe terem dito o que era necessário para que as eleições pudessem ter lugar. O presidente falou também dos esforços para acelerar o treino de forcas iraquianas.

“E queremos ajuda-los a ter as suas eleições presidenciais. E a certa altura, quando os iraquianos forem capazes de se defenderem por si sós contra os terroristas que tentam destruir a democracia, como tenho dito muitas vezes, as nossas tropas regressarão a casa com as honras que alcançaram.”

O presidente Bush previu que no dia das eleições, muitas pessoas ficarão admiradas com a rápida transformação do Iraque de um país de tirania e tortura para um onde as pessoas podem expressar-se através do voto.

XS
SM
MD
LG