Links de Acesso

Os nossos inimigos e detractores  - 2004-12-03


Mugabe aparentava um aspecto robusto quando saudou cerca de nove mil representantes entusiasmados do seu partido.

Mugabe disse que o Movimento para a Mudança Democrática falhou, acrescentando que aquele partido da oposição foi uma criação do primeiro-ministro britânico Tony Blair.

“Os nossos inimigos e detractores falharam em destruir-nos …mesmo usando várias maquinações incluindo a criação de partidos da oposição fantoches. Esses partidos fantoches apareceram e desapareceram e o caminho agora é muito claro para a extinção de um ainda outro partido fantoche. De facto, a maioria dos seus principais dirigentes não esta no país, foram para onde pensam que pertencem, a Grã-Bretanha. E por isso que Tsvangirai esta, na Europa. Deixem-no gozar o estatuto da Europa, pois é lá que ele é venerado como o líder do Zimbabwe. Mas aqui, vocês não conseguem sequer pronunciar o seu nome, não é verdade ?”

O presidente do Movimento para a Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai, visitou vários países africanos e está actualmente a terminar uma digressão pela Europa depois de ter sido absolvido da acusação de traição há seis semanas por um tribunal zimbabueano.

Mugabe afirmou que os mais notáveis sucessos da ZANU / PF foi a tomada forçada de fazendas, na sua maioria pertencentes a agricultores brancos zimbabueanos, durante os últimos cinco anos, e a entrega das mesmas ao povo, afirmando ainda que problemas nesse processo estão a ser ultrapassados.

Disse também que a ZANU / PF tem tido sucesso em por fim a muita da corrupção que esta a roubar ao povo a sua riqueza.

“Uma série de casos surgiram sobre abusos de depósitos bancários de pessoas e os chamados patrimónios de companhias e o numero de pessoas presas é impressionante devido ao tamanho dos casos de corrupção. Alguns fugiram do país para santuários seguros, a maioria foi para a terra de Blair, procurando custódia segura, ele está a proteger criminosos que roubaram o nosso dinheiro e recusa repatriá-los para que eles possam responder pelos seus crimes.”

Num apelo a unidade, Mugabe fez muita pouca menção a uma dramática divisão no seu partido. Esta semana a ZANU / PF suspendeu sete destacados funcionários provinciais e repreendeu o ministro da Informação, Jonathan Moyo, por conspirarem contra um novo vice-presidente do partido que poderia um dia vir a ser o sucessor de Mugabe.

Moyo, o arquitecto da repressiva lei de imprensa do Zimbabwe, estava entre os delegados ao congresso.

Mugabe anunciou que a ZANU / PF irá realizar brevemente eleições primarias para escolher os candidatos para as eleições gerais.

Tsvangirai deverá regressar este fim de semana ao Zimbabwe e disse a lideres africanos e europeus que o seu partido irá tomar uma decisão nas próximas semanas sobre se irá participar nas eleições.

Há quatro meses, o Movimento para a Mudança Democrática suspendeu a participação em todas as eleições ate que a lei eleitoral no Zimbabwe esteja em linha com o que ficou acordado com Mugabe numa cimeira regional nas Mauricias em Agosto passado. O Congresso da ZANU / PF termina no Domingo.

XS
SM
MD
LG