Links de Acesso

Sufrágio na Ucrânia deve corresponder a determinados princípios  - 2004-12-02


O presidente dos Estados Unidos indicou que qualquer novo sufrágio na Ucrânia deve corresponder a determinados princípios ...

“Qualquer votação em qualquer país deve reflectir a vontade da população e não o deseja de um governo estrangeiro

O presidente norte americano foi inquirido sobre a possibilidade de novas eleições na Ucrânia no decurso de um curto período de perguntas e respostas registado na presença do presidente nigeriano Obasanjo.

Bush voltou a agradecer aos dirigentes europeus que tentam mediar a crise ucraniana, sublinhando estar a acompanhar atentamente as iniciativas.

“Continuaremos a acompanhar e estar envolvidos num processo que visa uma resolução pacifica do problema. Existem opções diferentes e vamos ver aquilo que se passa.

George W Bush fez esta afirmação pouco depois do presidente ucraniano cessante, Leonid Kuchma ter sido recebido em Moscovo pelo presidente Vladimir Putin, encontro em que Putin criticou as sugestões no sentido de uma nova eleição na Ucrânia.

O sufrágio presidencial de 21 de Novembro colocou frente a frente o primeiro ministro pró russo, Viktor Yanukovych, contra o dirigente oposicionista pró ocidental, Viktor Yuschenko.

Mau grado as alegações de fraude massiva tanto por parte da oposição como dos observadores internacionais Yanukovych foi declarado vencedor, desencadeando enormes manifestações nas ruas de Kiev bem como outras localidade ucranianas.

XS
SM
MD
LG