Links de Acesso

Fórum sobre Gás e Petróleo de África - 2004-12-01


Cerca de 120 pessoas desde funcionários de governos africanos a académicos e quadros superiores de companhias petrolíferas participam durante dois dias em Houston, no Texas, num Fórum sobre Gás e Petróleo de África, organizado pelo Conselho Empresarial para África, uma organização não lucrativa com sede em Washington.

Representantes da industria petrolífera participam no Fórum para aprenderem mais sobre os recursos energéticos em África e procurar parceiros empresariais e contratos de serviço.

O presidente do Instituto Americano do Petróleo, Red Cavaney, disse que a África tem grandes potenciais como um fornecedor de energia ao mundo.

“O futuro de África como a ultima, grande e inexplorada fronteira de energia do mundo não pode ser mais brilhante. A região oferece o que eh potencialmente a próxima área de maior crescimento no mundo inteiro, baseada nas suas capacidades energéticas e outros recursos naturais em abundância.”

Os participantes no Fórum estão especialmente interessados no potencial de África para produzir gás natural, tanto para uso doméstico como para exportar.

O principal conselheiro sobre energia da Nigéria, Edmund Daukoru, afirmou que o seu pais, que tem já campos petrolíferos bem desenvolvidos, esta agora a começar a explorar as suas reservas de gás.

“Os Estados Unidos necessitam de gás. A Europa necessita de gás. Companhias transaccionais podem fazer um enorme negocio com gás. Se tivéssemos o tipo de recursos de gás que sabemos agora como nosso único recurso, estaríamos presentemente enormemente abençoados. Mas o gás e apenas uma contraparte do petróleo.”

O Director Comercial para África da SHELL, Ademola Adeyemi-Bero, disse que novos oleodutos e tecnologia para converter gás em material liquida para ser transportado por via marítima torna o gás a fonte de energia para o século 21 fornecendo a África uma grande oportunidade.

“A África esta numa perfeita posição para fornecer dois dos maiores grandes mercados do mundo. Situa-se na bacia do Atlântico, tem fácil acesso, potencial enorme para fornecer mercados tanto no na Europa do Noroeste como a América do Norte.”

Muitos países africanos continuam a queimar a maioria do gás que eh libertado dos campos petrolíferos, desperdiçando um recurso que poderia fornecer cerca de metade da actual energia eléctrica usada no continente. A Nigéria tem um plano para eliminar esse desperdício de gás ate ao no 2008, mas muitos países não têm a tecnologia e as infra-estruturas para tirar total vantagem dos seus depósitos de gás.

Representantes de grandes companhias petrolíferas participam no Fórum também para procurar possíveis acordos para ajudara explorar as reservas de gás e petróleo em África. O evento prossegue com sessões sobre segurança marítima e assuntos financeiros para o desenvolvimento de recursos energéticos.

XS
SM
MD
LG