Links de Acesso

A legislação encontra-se parada  - 2004-11-30


A legislação encontra-se parada no Capitol Hill face às objecções de uns poucos, mas influentes membros da Câmara dos Representantes.

Thomas Kean que já integrou a Câmara sabe bem que o processo e com frequência complicado e longo, sublinha que o tempo e crucial e a nação não pode esperar, por isso será aprovada, restando saber se agora, ou após um segundo ataque terrorista.

Numa intervenção no programa da NBC “Meet the Press”, o presidente da comissão sobre o 11 de Setembro fez um apelo ao presidente Bush para intervir pessoalmente no sentido da aprovação da legislação, indicando pensar ser verdadeiro o apoio do presidente a proposta de lei.

"Ele e sincero em quase todos os assuntos. Pode-se discordar com o presidente, pode-se dizer que está errado. Mas quando ele afirma que está a favor de alguma coisa, tem lutado por ela e tem feito aprová-la."

O principal democrata naquela comissão considera existirem sessenta contra 40 as hipóteses de que a legislação seja aprovada, tendo Lee Hamilton precisado que os membros da Câmara devem perceber que o atraso é perigoso

Segundo Hamilton, citamos ... a al-Qaida não vai parar, vão continuar a estar activos. Esta legislação introduz alterações muito benéficas na política do combate ao terrorismo.

Uma versão de compromisso foi aprovada recentemente pelo Senado, com esmagadora maioria, mas o líder da Câmara, Dennis Hastert recusou apresentar a proposta para votação final face as objecções dos influentes presidentes republicanos das Comissões Judicial e das Forças Armadas.

James Sesenbrenner, da Comissão Judicial, deseja a inclusão de medidas restritivas para a imigração ilegal, e Duncan Hunter, das Forças Armadas manifesta preocupação sobre a criação de um novo director nacional dos serviços secretos, com poderes amplos de supervisão de outras agencias de recolha de informações, incluindo as que fazem rastreio de satélites utilizados pelos militares.

Durante a participação no programa da FOX NEWS SUNDAY, Hunter considera que tal constituiu uma questão de vida ou morte para as tropas americanas. Segundo Hunter as forças armadas necessitam de ter controle absoluto sobre o uso dos satélites, e o Senado não contempla a chamada cadeia de comando e controle entre os combatentes e as agencias de apoio que usam tais satélites.

Os negociadores parlamentares sustentam que tais preocupações estão contidas na legislação, conforme afirmou o senador democrata no programa da ABC This Week.

O congresso vai reunir para debater legislação sobre o financiamento do governo federal, mas se não for quebrado o impasse sobre a lei dos serviços secretos, competirá ao elenco do Congresso recentemente eleito, a partir de Janeiro dar inicio ao processo de reformular da legislação.

XS
SM
MD
LG