Links de Acesso

Cimeira da francofonia  - 2004-11-25


Fonte da presidência de São Tome e Príncipe disse a Voz da America, que o presidente Fradique de Menezes vai no domingo e por algumas horas, escalar a capital guineense, Bissau de regressa de Ougadougou, Burkina Faso onde participa na sexta feira e sábado na cimeira da francofonia .

De acordo com o secretario geral da presidência de São Tome e Príncipe, Alberto Chong da agenda da visita relâmpago, constam vários encontros, nomeadamente com o chefe de Estado guineense, Henrique Rosa e várias outras reuniões, designadamente com o Presidente da Assembleia de Popular, Francisco Benante, partidos políticos representados no parlamento, a delegação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se encontra de visita a Bissau, e o representante do secretário-geral das Nações Unidas, o moçambicano João Bernardo Honwana.

A deslocação do líder saotomense, impõe-se como a primeira visita de um chefe de Estado a Bissau desde a revolta militar de 6 de Outubro do corrente ano.

Recorde-se que na sequência da crise militar guineense, Fradique de Menezes defendeu a realização de um encontro ao nível dos Chefes de Estado da CPLP no sentido de adoptar uma estratégia comum junto da comunidade internacional visando obter ajuda financeira para a Guiné-Bissau.

São Tome e Príncipe

E o parlamento são-tomense deverá reunir-se, brevemente, em sessão plenária para analisar o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a quatro deputados indiciados num escândalo financeiro.

Trata-se dos ex-primeiros-ministros de São Tomé e Príncipe, Guilherme Pósser da Costa e Maria das Neves, Arzemiro dos Prazeres e Basílio Diogo da coligação MDFM/PCD, a maior força da oposição.

O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) são-tomense deu entrada no Parlamento, há duas semanas, mas ainda sem resposta por parte deste órgão legislativo.

Os quatro deputados vêm indiciados no escândalo financeiro do Gabinete de Gestão das Ajudas do arquipélago (GGA) que, segundo um relatório de Auditoria e Inspecção de Finanças (AIF) funcionava como um autêntico "saco azul" da classe política das ilhas.

Esta sexta-feira, 26, a primeira comissão especializada da Assembleia Nacional (AN) vai reunir-se para analisar o pedido judicial e decidir sobre a inclusão do assunto na agenda da próxima sessão plenária.

XS
SM
MD
LG