Links de Acesso

Yasser Arafat um mártir do povo palestiniano  - 2004-11-11


Rawhi Fattouh prestou juramento numa cerimonia realizada nas instalações do conselho legislativo, na cidade de Ramallah.

Após o juramento, Fattouh evocou Yasser Arafat como sendo um mártir do povo palestiniano e comprometeu-se a seguir fielmente as suas políticas. O pouco conhecido presidente do parlamento vai ocupar o cargo durante os próximos 60 dias, sendo uma das suas principais responsabilidades organizar eleições para a escolha de um presidente permanente.

O antigo primeiro ministro, Mahmoud Abbas foi nomeado para a posição mais poderosa da hierarquia política, substituindo Arafat como presidente da Organização para a Libertação da Palestina.

O político de linha dura, Farouk Kaddoumi, foi designado para substituir Arafat como dirigente da principal facção política, o Movimento Fatah. O actual primeiro ministro, Ahmed Qureia deve manter as responsabilidades diárias da governação, incluindo as forças de segurança.

A rápida transição de poder destina-se obviamente para demonstrar continuidade e evitar um vazio do poder, mas pode ser ainda muito cedo avaliar que alterações políticas na liderança possam ter significado no processo de paz.

Um legislador palestiniano afirmou a radio israelita que não se deve esperar muito, pois acentuou, não existem diferenças políticas entre a linha política de Arafat e as políticas dos seus sucessores.Para este deputado poderá existir diferença de estilo, diferenças tácticas, mas pertencendo a mesma escola de pensamento político ... não existem diferenças políticas.

Responsáveis israelitas referem que o falecimento de Yasser Arafat assinala um momento importante, com o primeiro ministro, Ariel Sharon a manifestar a esperança de que possa constituir um ponto de viragem para o Médio Oriente.

XS
SM
MD
LG