Links de Acesso

Os californianos aprovaram a proposta 71 - 2004-11-03


Os californianos aprovaram a proposta 71, para a concessão de três mil milhões de dólares de verba para pesquisas com células estiminais. Os apoiantes da proposta colocam o estado na liderança de um promissor campo da medicina.

A administração Bush restringiu as verbas federais para pesquisas em células embrionicas, citando preocupações com a destruição de embriões humanos.

O governador da California, Arnold Schwarzeneger desafiou o seu próprio partido republicano ao apoiar , tendo o eleitorado estadual decidido em favor das16 propostas recomendadas.

"Esta foi uma vitoria que não e minha, mas uma vitoria do povo da Califórnia. Uma grande salva de palmas para os californianos."

Os eleitores no Colorado rejeitaram uma proposta que iria modificar a contagem dos votos estaduais para o Colégio Eleitoral.

O presidente dos Estados Unidos e escolhido pelos votos eleitorais atribuídos pelos estados, e tal como a maioria dos estados o Colorado atribui os seus votos ao candidato com a maioria dos votos populares. Em Oklahoma foi aprovada uma lotaria estadual, tendo os californianos rejeitado duas propostas visando os jogos de casino.

Na Florida o eleitorado aumentou, em um dólar, o salário hora do estado, e limitou os direitos de privacidade das raparigas de menor idade que procurem abortos.

No estado de Montana foi aprovada uma proposta no sentido de legalizar o uso medico de marijuana, tendo a medida sido rejeitada pelos eleitores de Oregon.

No Arizona, um dos vários estados ao longo da fronteira com o México, e com significativas populações de imigrantes, o eleitorado aprovou uma medida exigindo que os residentes comprovem a cidadania, antes de votarem ou de receberem serviços públicos.

Onze estados desde a Georgia ao Oregon proibiram os casamentos homossexuais, respondendo a onda de casamentos do mesmo sexo em São Francisco e Portland, no Oregon, a uma decisão de um tribunal de Massachusetts de apoio as uniões do mesmo sexo.

XS
SM
MD
LG