Links de Acesso

“Parabéns senhor Presidente” - 2004-11-03


O senador John Kerry pôs fim à disputa eleitoral com uma chamada telefónica pessoal ao presidente Bush pouco depois das 11 da manhã, hora de Washington, segundo anunciou a agencia Associated Press.

“Parabéns senhor Presidente”, disse Kerry numa conversação telefónica, descrita por fontes republicanas e democratas como tendo durado menos de cinco minutos.

A fonte democrata disse que o presidente Bush classificou Kerry como um valioso, duro e honrado opositor. Ainda segundo a mesma fonte Kerry disse a Bush que os Estados Unidos estão muito dividido e que o presidente concordou. “Temos realmente de fazer alguma coisa”, disse Kerry de acordo a fonte democrática.

John Kerry resolveu fazer o telefonema depois de ter pesado opções não atractivas. Com Bush a liderar a contagem no estado do Ohio com mais de 100 mil votos, Kerry terá desistido de iniciar uma luta que iria recordar a saga da recontagem amarga dos votos na Florida que levou George W. Bush a Casa Branca e, 2000.

A vitoria da a George W. Bush mais quatro anos para continuar a guerra contra o terror e uma agenda política conservadora e provavelmente a oportunidade de nomear um ou mais juizes para o Supremo Tribunal de Justiça.

Ontem à noite, dirigindo-se aos adeptos do Partido Republicano em Washington, o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, afirmara que a reeleição do presidente Bush estava praticamente garantida.

“Estamos convencidos de que o presidente Bush ganhou a reeleição com pelo menos 286 votos eleitorais. E ele tem também uma vantagem de mais de três milhões e meio de votos populares.”

Card acrescentou que os resultados constituem um forte apelo de Bush pelo eleitorado.

Entretanto, o Partido Republicano reteve o controlo da Câmara dos Representantes e parecer ter aumentado a sua maioria no Senado. Um derrota importante para os democratas ocorreu no estado do Dakota do Sul onde o líder minoritário do Senado, Tom Daschle, perdeu o lugar para o seu adversário republicano John Thune.

XS
SM
MD
LG