Links de Acesso

Propostas nos boletins de voto - 2004-11-03


Um dos temas que pode vir a ter impacto imediato encontra-se no boletim de voto do estado do Colorado. O Colorado atribui ao candidato presidencial mais votado a totalidade dos seus votos eleitorais, neste caso ... nove. O candidato que obtenha um total de 270 votos eleitorais obtém a vitoria no sufrágio presidencial.

Apenas os estados do Maine e de Nebraska dividem os votos eleitorais para corresponder à votação popular no respectivo estado. Se a proposta do Colorado obtiver aprovação, terá efeitos imediatos, e poderá virar o equilíbrio do sufrágio de hoje. Até este momento, e segundo as sondagens de opinião, a proposta não tem obtido as preferencias dos potenciais eleitores.

Uma proposta no estado da Califórnia, denominada de Proposta 71, pode vir a conceder três mil milhões de dólares para o financiamento de pesquisa no domínio das células estiminais.

O actor Michael J. Fox apareceu em anúncios da televisão propondo a adopção da proposta. De recordar que o actor sofre da doença de Parkinson, sustentando que a pesquisa oferece esperança para pessoas afectadas como ele.

Segundo Fox o papel mais importante deste momento da sua vida reside em servir de proponente dos doentes de Parkinson e em tentar encontrar novas curas para aquela e outras enfermidades.

Entre as figuras conhecidas que se opõem a proposta 71, está o actor Mel Gibson, argumentando que a colheita de células estiminais a partir de embriões, implica a destruição desses mesmos embriões. Outros críticos põem em causa o custo da proposta, que ascenderá a seis mil milhões de dólares durante o prazo de 30 anos e isto incluindo os juros do valor.

No Arizona, uma medida controversa, denominada de proposta 200 irá obrigar os residentes a comprovar a sua cidadania antes de se registarem para votar, o que não acontece agora, e possibilitará as autoridades locais identificar imigrantes ilegais que solicitem os serviços governamentais.

A maioria dos políticos do Arizona encontra-se em oposição a proposta 200, como é o caso da Câmara de Comércio do estado, mas a proposta tem a preferencia nas sondagens de opinião. A governadora do Arizona, Janet Napolitano, considera que os residentes do estado se encontram frustrados com a imigração ilegal e os custos que representa para o estado.

Segundo trata-se de um assunto que o próximo presidente dos Estados Unidos terá de resolver, pois o Arizona - tal como outros estados da fronteira - estão a pagar um preço muito elevado, por não se resolver a questão da reforma da imigração.

Oregon é um dos 11 estados com propostas no boletim de voto proibindo o casamento dos homossexuais, e isto na sequência de varias comunidades terem alargado os direitos matrimoniais aos casais do mesmo sexo. Os apoiantes da medida receiam a erosão das instituições tradicionais, com os opositores a sustentar que discrimina injustamente os homossexuais e as lésbias.

Existem mais de 160 propostas estaduais nos boletins do sufrágio desta terça feira, com a Califórnia a apresentar, por si só, dezasseis propostas.

O especialista político, Robert Eisinger, de Portalnd, no estado de Oregon, considera que as propostas complicam o boletim de voto.

Para ele, o eleitor terá de se informar dos temas, sendo difícil acordar as seis e meia da manha, ir para o trabalho, voltar a casa, tratar da família e estar consciente das questões associadas com a política.

Todavia refere ainda Eisinger, as populações no Oregon, na Califórnia, e em mais 32 estados, desejam ter uma voz directa sobre os assuntos apesar das questões que são colocadas.

XS
SM
MD
LG