Links de Acesso

Nos derradeiros comícios de campanha - 2004-11-01


Nos derradeiros comícios de campanha, o presidente desloca-se aos estados de Ohio, da Pennsylvania, de Wisconsin, de Iowa, do Novo Mexico e do Texas. O candidato democrata realiza comícios na Florida, em Wisconsin, no Michigan e em Ohio.

A ultima sondagem de opinião da CNN, do jornal USA Today e da Gallup apresenta o senador Kerry com uma vantagem de quatro pontos em Ohio, tendo o presidente tentado ultrapassar o défice ao efectuar ontem a noite um comício na cidade de Cincinnati e um outro em Wilmington.

Nenhum candidato republicano foi eleito sem vencer no estado de Ohio, tendo Bush afirmado a milhares de apoiantes congregados num hangar de um aeroporto que, citamos a América necessita de uma liderança forte, determinada e optimista, e que se predispõe a enfrentar o futuro.

"O presidente Americano deve liderar com clareza e objectivo. Presidentes desde Lincoln a Roosevelt, ate Reagan assim o demonstraram. Um presidente não deve mudar como o vento. Um presidente deve assumir decisões duras e manter-se firme."

O presidente Bush desloca-se a Pittsburg, no estado da Pennsylvania, onde a sondagem Gallup apresenta Bush a liderar o senador Kerry com quarto ponto na Pennsylvania e oito em Wisconsin, onde o presidente republicano realiza um comício na cidade de Milwaukee.

Desloca-se depois para dois comícios em Iowa, onde o presidente detém uma ligeira vantagem sobre o candidato democrata, com os dois candidatos a fazerem campanha para obter a vitoria.

As sondagens de opinião apresentam os dois candidatos num empate estatístico no Novo México, com o presidente Bush a discursar na cidade de Albuquerque.

O ultimo dia de campanha termina no estado do Texas onde se espera que o presidente Bush obtenha uma vitoria fácil.

O casal Bush passa a noite na propriedade do Texas, antes de votar amanha de manha, regressando a Casa Branca para aguardar o resultado do sufrágio que ainda e de perspectiva renhida.

A mais recente sondagem da Gallup apresenta uma ligeira maioria dos americanos descontentes com a situação na América, com o índice de aprovação a descer para os 48 por cento, o que se encontra abaixo dos 50 por cento considerados geralmente essenciais para a vitoria.

O combate ao terrorismo continua a ser o principal ponto junto do eleitorado, e a principal preocupação nos estados indecisos da Florida e da Pennsylvania.

As sondagens apresentam a economia como sendo o ponto forte do Senador Kerry e o tópico mais importante no estados do Cento Oeste de Iowa, do M innesota, de Wisconsin e de Ohio.

XS
SM
MD
LG