Links de Acesso

Cerca de dois mil alunos estão sem aulas  - 2004-09-24


Cerca de dois mil alunos do Instituto Médio normal de Educação Comandante Cuidado da província de Malanje estão sem aulas desde a primeira quinzena de Agosto, por falta de instalações próprias.

Com a devolução em 2001 das anteriores instalações pertencentes a Igreja Católica, o Instituto passou a ocupar algumas salas da escola do Segundo nível Hoje-Ya-henda, deixando assim centenas de discentes fora do sistema de ensino.

Desta vez o referido estabelecimento entrou em obras e os alunos serão novamente evacuados para o edifício onde funcionou o lar da Maxinde da Igreja Católica, enquanto de um outro grupo ocupa no período nocturno as salas da escola do primeiro nível Comandante Dangereux com enormes problemas energéticos.

A aflição é enorme no seio discentes que vêem amputado o segundo semestre do ano lectivo.

A província de Malanje esta desprovida de qualquer outra instituição do ensino médio por inexistência de instalações próprias.

O centro pré-universitário Nicolau Gomes Spenser e o Instituto Médio de Saúde foram igualmente encerrados em 1991 e 2002, respectivamente.

Os encarregados de educação e pais estão desapontados com o facto, espera maior intervenção do governo. Júlio Borges lamentou o facto da direcção do instituto não convidar os responsáveis dos educandos para informar-lhes da situação.

Para Júlio Borges ”agora ha um fluxo de muitos alunos que terminaram o ensino secundário e pretendem escrever-se no ensino médio. E a nivel de Malanje havia duas instituições do ensino médio, o Instituto Médio da saúde e o da Educação que já não recebe mais alunos”

A Unita, segundo o seu secretario provincial, Luís Francisco Kissanga,” a solução e adequar uma política própria que corresponda e que venha dar venha dar possibilidades e oportunidades a educação da juventude”.

A directora provincial da Educação e Cultura, Sofia Lobo Gil garantiu que os alunos poderão voltar às aulas na próxima semana no edifício do lar da Maxinde dispensado temporariamente pelo bispo da Igreja católica com as mínimas condições.

Sofia Lobo Gil disse recentemente que no próximo ano, serão criados mais institutos do ensino médio e superior politécnico.

XS
SM
MD
LG