Links de Acesso

Gerson Monteiro e a NBA - 2004-09-17


Ao impressionar o exigente treinador dos San António Spurs, Greg Popovich, antigo oficial da força aérea, ao ponto deste recomendar ao director de basquetebol R.C. Buford a sua contratação por um período de dois anos, o base angolano Gerson Valter Monteiro conseguiu chegar ao portão de entrada da NBA. O grande teste virá na competição com os jogadores que procuram um lugar no plantel dos Spurs. E Gerson Monteiro não poderia ter concorrentes mais sérios do que o argentino Manu Ginobli que aumentou a sua cotação na última época e nas olimpíadas, e Bruce Bowen, conhecido como ”Kobe stopper” o homem que trava Kobe Bryant.

Qualquer um deles é mais alto do que Gerson(1.92) -Manu Ginobli mede 1.95 e Bruce Bowen 1.98. Porém nenhum deles apresenta melhor percentagem de lançamentos de 3 pontos do que aquela que Gerson exibiu nas olimpíadas (47.5 por cento), de resto a principal razão que levou os Spurs a contratarem-no. Manu Ginobli (12.8 pontos, 3.3 ressaltos e 3.5 assistes por jogo, tem uma média de 35.9 por cento de lançamentos de três pontos. Enquanto isso Bowen (6.9 pontos, 3.1 ressaltos e 1.4 assistes) regista uma média de 36.3 por cento em lançamentos dos 3 . Resta saber como Gerson Monteiro reagirá à pressão decorrente dos jogos da NBA.

A sua entrada representará também uma mudança completa de hábitos de vida. Se não dominar o inglês, os Spurs exigirão que contrate um professor, sendo que terá no mínimo, uma hora por dia de inglês sempre que estiver em San António. Outras alterações virão com o calendário de jogos.

Antes dos “play-off” que começam na última semana de Abril, cada equipa leva nas pernas sete jogos da pré-temporada, mais 82 da época regular. A tudo isso juntam-se os compromissos com a comunidade local, que inclui visitas a centros de assistência e a carentes. O primeiro engajamento “social” acontece na última quinta-feira de Novembro quando os norte-americanos celebram o “thanks giving day” dia de acção de graças, o dia do perú. Este ano será celebrado a 25 de Novembro. O natal, o segundo , é fatal.

Gerson Monteiro receberá estas informações à chegada a San António.

Fonte dos Spurs contactada pela Voz da América disse que Monteiro deverá apresentar-se em San António para o “training camp“- estágio de pré-temporada - no dia 3 de Outubro, altura em que fará novos exames médicos. 4 de Outubro, “ The Media Day” é, como o nome sugere, o dia da imprensa. Nessa terça-feira os jogadores estarão largas horas à disposição dos jornalistas para entrevistas, fotografias, e autógrafos para os fãs que conseguirem furar. Terá como se diz na América, direito aos seus 15 minutos de fama. Os outros virão com trabalho. Os Spurs têm o primeiro jogo da pré-temporada marcado para o dia 16 de Outubro em Nova Iorque contra os Knicks. Seguem-se jogos contra os Phoenix Sun, Sixers e Seattle. Abrirão a época oficial a 3 de Novembro, fora de casa , contra os Sacramento Kings, seguindo-se jogos contra os Lakers, também fora, e contra os Seattle Supersonic em San António.

Com um regime que inclui viagens, treinos, e pelos menos duas variantes de 5 jogos em 7 dias, correspondentes às deslocações à costa oriental, para o caso dos Spurs, semelhança de muitos outros jogadores, Gerson Monteiro provavelmente precisará de alguém que tome conta da sua rectaguarda : lavandaria, cozinha, correspondência, etc etc.

Regra geral os jogadores mais novos, os caloiros, os ditos “rookies” transferem-se com as suas mães, que ajudam na adaptação, e convenhamos na.......cozinha. Outros mudam-se com as famosas entourages que nalguns casos incluem guarda-costas, e que às vezes acabam apenas por trazer problemas. Só Gerson saberá o que é melhor para ele.

A adaptação à vida nos Estados Unidos da América é como se vê um outro rubicão. San António é das mais “mexicanizadas” cidades americanas, mas isto talvez represente apenas um pequeno benefício. Regista e falamos por experiência própria, muitos sinais , muitos mesmo, da presença dos índios. Gerson não será o único estrangeiro as apresentar-se no dia 3.

Ao serviço dos San António Spurs estão o argentino Manu Ginobli, o francês Tony Parker, o croata Radoslav Nesterovic, o esloveno Beno Udrih, o russo Serguei Karaulov, o georgiano, Viktor Sanikide.À procura de vaga está também o centro africano Romain Satoido da Xavier University.

O número de jogadores em concurso - 17 até esta sexta-feira- dá uma ideia de quão apertada será a competição por um lugar. Cada equipa apenas pode ter 12 jogadores activos, e três permanentemente na lista de lesionados. Os jogadores colocados na lista de lesionados têm que ficar no banco, um mínimo de 5 jogos. Por outras palavras, dos 17 jogadores registados até agora, os Spurs deverão cortar 2, sendo que à entrada da época, outros deverão ir para a “injured list”.

A consumar-se a sua entrada na NBA deverá fazê-lo por via de um empresário, que deve ter negociado os seus direitos com a equipa de San António. A média paga a um empresário anda à volta dos 4 por cento do total do salário.

Luís Costa

XS
SM
MD
LG