Links de Acesso

Samakuva quer mexer no Governo - 2004-09-17


Os membros da UNITA indicados para o GURN, governo de unidade e de reconstrução nacional, poderão ser substituídos proximamente, soube a Voz da América de fonte segura.

Isaías Samakuva apresentou ao Presidente da República uma lista com os nomes das personalidades que em principio devem substituir os seus actuais ministros e vice-ministros no GURN.

Fonte geralmente bem informada disse à Voz da América que a proposta da UNITA enviada há cerca de um mês, prevê a indicação de Carlos Morgado para o lugar da ministra da saúde, Albertina Hamukuaya, enquanto que Vitorino Hossi seria substituído por Fernando Heitor, ou Marcial Dachala.

Estes nomes teriam sido chumbados automaticamente pelo Presidente José Eduardo dos Santos. De resto o assunto também está a criar ondas na UNITA, pois enquanto que alguns notáveis defendem a substituição de todos os ministros, outros entendem que a bem da estabilidade interna, ninguém deveria ser substituído.

Esta é a segunda proposta que Isaías Samakuva envia ao Presidente de Angola. A primeira da qual também fazia parte Carlos Morgado foi igualmente rejeitada.

A UNITA controla quatro pastas no Governo. Albertina Hamukwaia é ministra da Saúde, Manuel Africano, dirige a área de Geologia e Minas, Jorge Alicerces Valentim a Hotelaria e Turismo, e Domingos Victorino Hossi, o Comércio .

Possui vários vice-ministros nas pastas do Interior, Defesa, Finanças, Obras Públicas, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Assistência e Reinserção Social e Comunicação Social.

XS
SM
MD
LG