Links de Acesso

Angolanos entram nos petróleos - 2004-09-09


Angola parece estar em condições de dizer que a política de estimular a entrada companhias locais na área dos petróleos esteja bem encaminhada. Depois da entrada recentemente da PRODOIL, uma joint venture resultante da associação entre companhias angolanas e norte-americanas agora é a vez da ESAP lançar-se nos petróleos.

Com efeito uma “joint venture” de que fazem parte a firma norueguesa Ocean Rig e a angolana ESAP, liderada pelo secretário da Câmara do Comércio de Angola, Tiago Gomes acaba de ganhar um concurso para prestação de serviço à BP AMOCO no valor de 59 milhões de dólares.

Da associação entre a Ocean Rig e a ESAP resultou a Ocean Rig ESAP Drilling Ltd que colocaráa qà disposiçãao da BP AMOCO a sonda Levi Eiriksson que será empregue em dois poços do bloco 31 do “off shore” angolano.

O contrato prevê opções para intervenção em mais dois poços, porém a sua efectivação terá que ser ractificada até 15 de Outubro próximo. A Ocean Rig é proprietária e gestora de das duas maiores sondas do mundo.

Uma está em Angola, e outra no mar de Shetland, entre a Escócia e a Noruega. Ambas foram concebidas para operações em águas ultra profundas e em condições climatéricas adversas.

A celebração do contrato ocorreu numa altura em que a Ocean Rig , se preparava para se retirar de Angola, pois desde Março que tinha a sua sonda sub-aproveitada. A sua associação à ESAP, conforma o que reza o decreto 127/03 de Novembro de 2003 que recomenda que na área de serviços e fornecimentos de bens seja dada prioridade a empresas angolanas, ou “joint venture” de que fazem parte companhias de Angola.

É segundo expressão de Tiago Gomes, protecção do “conteúdo local”.

Falando para a Voz da América Tiago Gomes disse que o contrato ora assinado com a BP é o primeiro do género na áerea dos petroleos que a sua empresa consegue.

“ Há dois anos que andávamos à procura de oportunidade de trabalho. Esta foi a primeira que conseguimos. É sabido que o sector petrolíefro é um sector exigente por excelência em termos de conhecimentos, Tecnologia e empate de capital..por essa razão pensamos que para lá chegarmos tínhamos que fazer parceria com uma empresa que tivesse atributos que nós não temos”.

Tiago Gomes reconhece que o sector dos petróleos não é um mercado de fácil acesso, mas é, por via do decreto 127/03 um mercado disponível. “ As pessoas têm que ser persistentes. Há oportunidades que exigem mais do que outras, mas devemos acima de tudo, medir as nossas capacidades, e escolher aquilo em que teremos um bom desempenho e um resultado positivo”.

Tiago Gomes acrescentou que oportunidades como esta estão disponíveis a todos os empresários angolanos. “ Informações sobre oportunidades como estas estão disponível para todos os membros. Recebo todos e a todos dou conta do que existe . De resto estou muito interessado em que haja mais angolanos a tirarem proveito destas oportunidades. Se perguntar a BP , não lhe dirão que foi por estarmos na Câmra que ganhamos o concurso. Foi por termos apresentado a melhor oferta”.

Tiago Gomes acredita que embora o sector petrolífero seja exigente e que por isso a entrada de empresáarios angolanos não seja massiva, há sinais de que no futuro o número de angolanos a investirem neste sector venha a crescer.

Luís Costa

XS
SM
MD
LG