Links de Acesso

A temperatura política começa a subir - 2004-07-15


A temperatura política começa a subir no Zimbabwe no inicio da campanha em que os dois partidos políticos principais entram nas primárias para a escolha dos candidatos que vão concorrer nas eleições parlamentares em sete meses.

O Presidente Robert Mugabe disse aos membros da juventude do Partido ZANU-FRENTE PATRIÓTICA, no fim da semana, que os iria considerar responsáveis, se o partido perder. Mugabe considerou a oposição como sendo fantoche do governo britânico.

Por outro lado, o Movimento Para a Mudança Democrática, na oposição, confirmou que Roy Bennett irá concorrer mais uma vez no seu distrito natal, Chimanimani, uma zona rural remota e pobre, a leste do Zimbabwe.

Roy Bennett tornou-se largamente conhecido entre os activistas dos direitos humanos como sendo um dos parlamentares mais perseguidos na história política do Zimbabwe.

Roy Bennett é branco e agricultor comercial, de profissão, apesar de toda a sua propriedade ter sido confiscada pelo governo como parte do programa da reforma agrária.

A ZANU-FRENTE PATRIÓTICA, está indignada ainda pelo facto do deputado branco estar a ocupar o assento parlamentar numa área que mantém fortes laços históricos com o partido no poder desde o começo da guerra de libertação para pôr fim o domínio colonial branco há 40 anos.

Observadores independentes que visitaram Chimanimani durante o fim da semana dizem que numerosas pessoas compareceram no comício para ouvir o deputado branco.

Foi a primeira vez que Roy Bennett tem estado em casa desde que os líderes nacionais e provinciais o declararam pessoa non-grata na região, uma ordem dada depois do deputado branco ter empurrado para o chão o Ministro da Justiça, Patrick Chinamasa, durante uma altercação no parlamento há dois meses.

Roy Bennett vai ouvir dentro em breve qual será o castigo disciplinar que lhe vai ser imposto pelo seu comportamento. Se for achado culpado poderá ser expulso do parlamento.

O líder do Movimento Para a Mudança Democrática, Morgan Tswangirai, viajou com Roy Bennett para o distrito de Chimanimani durante o fim de semana, como parte da campanha para a selecção de candidatos do partido. Tswangirai disse não haver dúvidas que o povo deseja que Bennett continue a representá-lo no Parlamento.

XS
SM
MD
LG